O ex-secretário do Tesouro Joaquim Levy assumirá o posto de Guido Mantega no Ministério da Fazenda, segundo notícia publicada na tarde desta sexta-feira (21) pelo jornal Folha de São Paulo.
A informação ainda não foi divulgada oficialmente pelo governo da presidente Dilma Rousseff, o que ainda não tem data definida para ocorrer. O Palácio confirmou que o anúncio oficial não deve ser feito nesta sexta-feira.
Levy esteve à frente do Tesouro Nacional na gestão do ex-ministro Antonio Palocci, quando o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula buscava conquistar a confiança dos agentes econômicos.
Levy atualmente é o diretor-superintendente do Bradesco Asset Management, braço de gestão de recursos do Bradesco.
Planejamento
Segundo o jornal, o Ministério do Planejamento ficará a cargo de Nelson Barbosa, ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda. Barbosa também foi apontado nas últimas semanas como um dos mais cotados para assumir a Fazenda.
Nelson Barbosa trabalhou no governo de 2003 a 2013, sempre assessorando Guido Mantega, primeiro no Ministério do Planejamento e, depois, na Fazenda, onde assumiu a secretaria executiva em 2011. Deixou o cargo supostamente por não concordar com os rumos da política fiscal.
Banco Central
Outra decisão aguardada pelo mercado diz respeito à cúpula do Banco Central. Alexandre Tombini deve seguir no comando do BC, segundo fontes próximas ao governo.
Mais informações em breve.