O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta sexta-feira (05) que além dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Viracopos, em Campinas, o quarto aeroporto de São Paulo também será entregue à iniciativa privada por meio de concessão. Segundo Jobim, está em estudo a concessão para a construção do quarto aeroporto, que ainda não tem lugar definido nem data para o início das obras.
Sobre Galeão e Viracopos, o ministro disse que "provavelmente no ano que vem, o assunto estará resolvido". Segundo ele, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está encarregado de definir o modelo da concessão à iniciativa privada.
Jobim justificou a escolha do Galeão e de Viracopos. No primeiro caso, disse que pesou o fato de o Rio de Janeiro ser candidato à sede das Olimpíadas de 2016. "O Rio pode ter uma nota melhor no quesito aeroporto", afirmou. Já em relação à Viracopos, ele citou a urgência de ampliação da capacidade do aeroporto para desafogar os dois aeroportos de São Paulo, Guarulhos e Congonhas.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast