Cotado para ser o maior shopping de Curitiba, o Jockey Plaza Shopping Center foi lançado nesta quinta-feira (15), em Curitiba, pelos grupos Tacla, Paysage e Casteval Construções e Incorporações. Com investimentos de R$ 650 milhões, o empreendimento no bairro do Tarumã tem previsão para ser inaugurado em outubro de 2017. As obras já foram iniciadas.
Com cerca de 217 mil metros quadrados de área construída, sendo 60 mil de área bruta locável, o novo shopping contará com 420 lojas distribuídas em dois pisos. Destas, 18 âncoras, 21 megalojas, 28 fast foods na praça de alimentação e um boulevard com vista para a pista do Jockey com oito restaurantes.
Até agora foram confirmadas Renner, C&A, Riachuelo, Kalunga, Livrarias Curitiba e Expert Beauty Center como âncoras. De acordo com os empresários, 150 lojas já estão com contratos de locação aprovados. Além das lojas, o empreendimento também contará com sete salas de cinema com capacidade para 1.480 espectadores.
Segundo Osvaldir Benato, fundador da Casteval, para a viabilização total do empreendimento, foi necessário adquirir cerca de R$ 22 milhões em Certificados de Potencial Adicional Construção (Cepacs), como parte do projeto da operação urbana consorciada da Linha Verde, em leilão realizado na Bovespa, em junho de 2012.
Na parceria societária formada pelas três empresas, o Grupo Tacla é majoritário, com 45% de participação do shopping. Os grupos Paysage e Casteval têm 22,5% de participação cada, e o próprio Jockey Club do Paraná possui 10% da sociedade.
Anibal Tacla, diretor do Grupo Tacla, afirmou que para aprovação do projeto a prefeitura de Curitiba exigiu uma série de contrapartidas, como a duplicação completa da Rua Konrad Adenauer, entre outras ações.
Projeto
O projeto elaborado pelo escritório Dória Lopes Fiuza Arquitetos Associados foi vencedor, em agosto, da 12ª edição do Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa na categoria shopping center. A premiação é a maior da América Latina dentro do segmento.
Segundo o arquiteto Manoel Dória, com 18 metros de pé direito, o shopping foi concebido para que suas principais áreas ficassem voltadas para o hipódromo do Jockey Clube. “O caminho dos usuários será por uma forma orgânica em formato de oito, com integração dos dois pavimentos principais de lojas. Além disso, teremos dois subsolos para área de estacionamento com 4,2 mil vagas”, explicou Dória.
O caminho dos usuários será por uma forma orgânica em formato de oito, com integração dos dois pavimentos principais de lojas. Além disso, teremos dois subsolos para área de estacionamento com 4,2 mil vagas.