Um jogo britânico de computador lançado para testes nesta segunda-feira (1) cria diferentes maneiras de salvar o planeta dos efeitos do clima. "Fate of the World" coloca o futuro da Terra nas mãos de seus jogadores, que comandam uma organização ambiental que pode salvar o mundo das consequências das emissões de gases que causam o efeito-estufa.
Segundo o jornal britânico "Daily Telegraph", uma das ações para salvar o planeta está gerando polêmica. Para reduzir a superpopulação mundial, o jogador pode criar uma doença que causaria a morte de milhares de pessoas. Entre as outras soluções incluem a geoengenharia e fontes alternativas de energia. O game poderá também levar o jogador para o futuro, mostrando os resultados das suas decisões em 200 anos.
Durante três meses, usuários poderão fazer testes no jogo e enviar comentários sobre ele. Baseado nessas críticas, o jogo será revisado e lançado novamente em fevereiro de 2011. Criado pela Red Redemption, uma produtora de videogames de Oxford, no Reino Unido, o jogo se afasta dos videogames de ação ao usar dados de modelos climáticos reais.
"Os dados científicos são muitas vezes inacessíveis, e estamos tentando colocar os jogadores em posição de poder e conectá-los às questões", disse Gobion Rowlands, fundador e presidente do conselho da Red Redemption.
"Não estamos defendendo uma causa específica. Há diversas opções, entre as quais energia nuclear e energia renovável. Não queremos dizer que um determinado caminho seja o melhor", acrescentou.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast