Os jogos do Brasil na Copa provocaram perda de produtividade às empresas, segundo pesquisa realizada pela Curriculum.com.br, que armazena e administra currículos na internet. Das 659 empresas ouvidas no estudo, 85% afirmaram que houve queda no ritmo de trabalho dos funcionários nos dias em que a seleção brasileira jogou.
Entre as empresas que afirmaram ter ocorrido a redução da produtividade, 45,5% responderam que houve muita perda e 40,1% que houve pouca perda.
A diminuição do nível de trabalho, porém, já era esperada: 67,4% das empresas consideraram a baixa de produtividade normal para o dia e parcela menor, 32,6%, afirmou achar a queda superior ao esperado.
Outros jogos
Durante os demais jogos do mundial, 44,8% das companhias disseram que houve perda de produtividade.
O questionário também mostrou que 68,3% dos empregadores liberaram os funcionários para assistir às partidas fora da empresa, enquanto 31,7% providenciaram que elas fossem vistas dentro do ambiente de trabalho.
Quando questionadas se pensam em mudar sua estratégia e não liberar os funcionários na próxima Copa do Mundo ou em algum outro evento importante, 84,9% responderam que não.