Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Homenagem

Jonel Chede recebe título de cidadão benemérito do estado do Paraná

O empresário hoteleiro Jonel Chede vai somar mais um título à lista de homenagens que compõem seu currículo. A Assembléia Legislativa do Paraná o condecora, amanhã, às 18 horas, como cidadão benemérito do estado do Paraná. É a décima vez que o empresário é reconhecido pelos serviços prestados à sociedade paranaense. "Este título traz um sentimento especial, por ser uma homenagem da Assembléia. Foi em função do poder legislativo que minha família veio morar na capital, quando meu pai foi eleito deputado estadual, em 1947", diz ele.

Engenheiro químico especialista em siderurgia, professor da Universidade Federal do Paraná, empresário do ramo hoteleiro e de varejo de combustíveis, presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), gestor do projeto Centro-Vivo e conselheiro em uma série de entidades – Chede tem uma extensa lista de atividades desempenhadas ao longo de seus 71 anos de vida, algumas simultaneamente. Ele veio adolescente de Palmeira, nos Campos Gerais, para a capital, porque o pai (João Chede) havia sido eleito deputado e presidente da Assembléia Legislativa. A influência familiar fez com que ele sempre tivesse um gosto por política, embora nunca tenha chegado a ocupar cargo político. "Fiz política sem mandato. Admiro a política nas entidades, pois pode se fazer política a favor da população", diz.

Política e ACP são assuntos "do coração" de Chede. Ele fala cheio de orgulho da entidade que presidiu de 1998 a 2000. "Foi uma associação fundada pelo Barão do Cerro Azul, uma figura importantíssima para a história do Paraná. Sempre defendi que a ACP deveria ser política, mas apartidária", lembra. Apesar de todo este envolvimento com o comércio, foi com siderurgia que Chede trabalhou por mais tempo. Representante de indústrias do setor durante 48 anos (só há dois anos ele parou de trabalhar na área), Chede diz que fez uma "química" para se adaptar às outras atividades que foi acumulando depois de formado, como a administração do hotel da família, o Tourist Universo, instalado há 30 anos na praça Osório, Centro de Curitiba, e o envolvimento em conselhos de classe. "Tive de dosar o escopo de cada atividade. Durante 30 anos, trabalhei mais de dez horas por dia, mas contei sempre com a ajuda de eficientes colegas", conta. Aposentadoria está fora dos planos do empresário. Ele ainda cumpre expediente em horário comercial e não tem planos de parar. "Enquanto tiver vida útil, a pessoa deve ser participativa", afirma. Atualmente, além de comandar os negócios da família, Chede é o vice-presidente do Movimento Pró-Paraná e conselheiro do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), da Associação Brasileira de Investidores Minoritários do Grupo Bamerindus e do Centro de Convenções de Curitiba.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.