Zé Ramalho apresenta seu novo show em Curitiba| Foto: Divulgação/Grupo Jam

A plataforma de TV pela internet Joost, atualmente apenas disponível em testes para convidados, anunciou nesta terça-feira (01) que firmou uma série de novos acordos para reprodução de conteúdo, incluindo programas da rede de TV CNN. Desenvolvido pelos mesmos criadores do Skype e do Kazaa, a companhia também divulgou que a partir do fim deste mês o acesso será ampliado, e os atuais usuários poderão convidar qualquer pessoa para utilizar o programa.

CARREGANDO :)

"Esta é a forma como você normalmente divulga um programa deste tipo. E é a nossa forma de dar aos usuários que estão testando uma vantagem", disse Yvette Alberdingk Thijm, executiva para aquisição de conteúdo da companhia.

Entre as parcerias firmadas, estão o acordo com a Sony para passar episódios de séries como "Charlie's Angels" e "Starsky & Hutch. A Liga Nacional de Hóquei também irá exibir jogos antigos e os melhores momentos de partidas atuais.

Publicidade

O Joost funciona distribuindo conteúdo televisivo na internet. O usuário deve baixar o programa e instalá-lo em seu computador e então acessá-lo através da internet. Os consumidores podem escolher um dos canais –- como a TV normal, ele é gratuito para quem assiste e deve ser mantido por anúncios.

A novidade já havia firmado parceria para exibição de conteúdo com a Viacom, a Warner Music e a CBS, além de anúncios com companhias como Coca-Cola, Nike, Microsoft, Sony e Visa. Estes serão direcionados e cobrados com base no número de acessos -- os lucros serão divididos entre o Joost e os provedores de conteúdo.

Yvette afirmou que a companhia está fazendo testes para a colocação dos anúncios, incluindo pequenas propagandas no início e no fim dos programas, as tradicionais propagandas de 30 segundos nos intervalos e outras idéias mais experimentais, como a aparição do anúncio na tela rapidamente enquanto o programa está sendo transmitido. Mesmo assim, ela afirma que haverá menos propaganda do que na TV tradicional.