| Foto:

Nascida em Curitiba, a startup Joox é uma ferramenta on-line para a criação de cartões, minicards e adesivos com fotos e imagens. O processo funciona inteiramente pela internet. Basta se cadastrar e criar um perfil no site (www.joox.com.br) e começar a subir imagens do Facebook ou do Instagram, por exemplo, para o site. Um editor on-line permite escrever as informações que serão colocadas no cartão. Depois, é só fechar a compra e aguardar o cartão chegar em casa.

CARREGANDO :)

Em Curitiba, a entrega é feita de bicicleta, pela empresa Ecobike. Em média, os cartões levam de uma semana a dez dias para chegar ao cliente a partir da realização da compra. Uma caixa com 50 cartões custa R$ 39,90, mais o frete. Os cartões são embalados numa caixinha plástica.

A empresa conta com 23 mil projetos cadastrados desde o seu lançamento, em fevereiro deste ano. Segundo Genau Lopes Junior, o fundador e CEO do Joox, a empresa se prepara agora para dar o segundo grande passo: o lançamento, no fim de outubro, de um aplicativo para Android e iOS que pretende mudar a maneira como usamos o cartão de visita hoje.

Publicidade

"A ideia é que a pessoa use o aplicativo para ‘ler’ um cartão Joox. Ao fazer a leitura, ela será redirecionada para uma mídia escolhida pelo dono do cartão. Pode ser um slide-show, uma mensagem de voz, um site de vendas. Cada cartão pode direcionar para um tipo de conteúdo diferente", diz ele.

Os cloud-cards, ou cartões na nuvem, do Joox foram apresentados na última semana num dos principais eventos de startups dos EUA, o Techcrunch Disrupt, em San Francisco. De acordo Lopes Junior, quem viu o aplicativo em ação "ficou bastante impressionado".

A ideia é que, a partir do ano que vem, o Joox inicie sua operação global. Além de "bases virtuais" em outros países, a empresa vai disponibilizar o API da ferramenta, para incentivar desenvolvedores a usarem o sistema e criarem seus próprios serviços em cima da plataforma Joox. "É nossa estratégia para popularizar o serviço", afirma o fundador. O aplicativo está feito em parceria com a startup carioca Crossfy.

O Joox tem hoje 13 funcionários. Segundo o fundador, a empresa recebeu aporte de R$ 2 milhões de um grupo de investidores locais para expandir sua operação.