Brasileiro passa mais tempo na internet
O brasileiro passa mais tempo acessando a internet que usando a televisão ou ouvindo o rádio, conforme constatou a pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Segundo o estudo, a média de uso de internet de segunda a sexta-feira é de três horas e 39 minutos, mais que o tempo dedicado à televisão (três horas e 29 minutos), ao rádio (três horas e sete minutos) e aos jornais impressos (uma hora e cinco minutos).
A média de uso de internet sobe para três horas e 43 minutos nos finais de semana, mais que o tempo dedicado à televisão (três horas e 32 minutos) e ao rádio (três horas).
Segundo a sondagem, apesar dos usuários de internet passarem mais tempo na web do que os usuários de televisão passam assistindo a programas na telinha, a capilaridade da TV é muito maior que a da internet nos lares brasileiros: apenas 3% dos entrevistados afirmaram não assistir nunca televisão. No caso da internet, 53% dos entrevistados afirmaram não ter o hábito de acessar a rede mundial de computadores.
Serviço
A íntegra do estudo pode ser acessada aqui
Os jornais impressos são os meios de comunicação com o maior nível de confiança da população, conforme levantamento encomendado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Divulgada ontem, a pesquisa ouviu 18,3 mil pessoas em 848 municípios com o objetivo de subsidiar a elaboração da política de comunicação do governo federal. O levantamento constatou que 53% dos entrevistados que leem jornais impressos confiam nas notícias publicadas no Paraná, essa confiança alcança 56%.
No caso dos ouvintes de rádio, o índice nacional de confiança nas notícias é de 50% e, entre o público da televisão, 49%. O índice de confiança nas informações alcança 28% entre os visitantes de sites, 24% entre os frequentadores de redes sociais, 22% entre os leitores de blogs e 40% entre os leitores de revistas mesmo índice observado no cenário paranaense.
Apesar da confiança no jornal impresso no Paraná estar acima da média nacional, ocorre o oposto em relação às demais mídias, a não ser no caso da TV, quando o índice é o mesmo. No estado, a confiança nas notícias de rádio é de 40%, porcentual que chega a 21% em relação aos sites, 15% quanto aos blogs e 16% em se tratando de redes sociais.
"Quase metade dos brasileiros usa a internet como meio cotidiano de informação. Mas quando você coloca qual é a informação mais confiável, os jornais sobem e a internet cai, o que mostra que a história e a credibilidade do meio impresso continuam sendo um referencial para as pessoas", disse o ministro-chefe da Secom, Thomas Traumann.
Os entrevistados também foram questionados sobre a confiança nas propagandas veiculadas em diferentes meios de comunicação. De novo, os jornais impressos foram considerados os mais confiáveis: 47% dos entrevistados que leem jornais afirmaram confiar sempre ou muitas vezes em anúncios de publicidade publicados, índice que é de 42% no Paraná.
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