Cerca de 120 jovens dos municípios do Vale do Ribeira, no Paraná, reuniram-se nas últimas quarta e quinta-feira, dias 16 e 17, para uma imersão no mundo do empreendedorismo. São estudantes de escolas municipais de Adrianópolis, Cerro Azul, Bocaiúva do Sul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná que fazem parte do Projeto Empreendedores do Futuro, que busca estimular a visão empreendedora de jovens talentos, com o intuito de mudar a realidade de municípios carentes da região.

CARREGANDO :)

A primeira edição do Festival de Empreendedorismo do Vale da Ribeira comemora o sucesso de quase seis meses de trabalho conjunto, em que os jovens empreendedores conheceram conceitos de empreendedorismo e desenvolveram 16 miniempresas, que chegaram a entrar em funcionamento. Com apenas 16 anos, Suzamara Pontes dos Santos, estudante do Colégio Estadual Conselheiro Quelse Crisóstomo da Silva, em Bocaiúva do Sul, participou de um dos grupos que constituiu uma empresa, que entrou em funcionamento e rendeu bons lucros.

"Depois de montar um planejamento, decidimos colocar o negócio de organização de festas em funcionamento. Emprestamos um espaço, trabalhamos muito e a festa foi um sucesso, que nos rendeu R$ 1.169,95 de lucro", conta Suzamara. Segundo a jovem, Bocaiúva do Sul é um município carente de empresas que ofereçam entretenimento aos jovens, por isso a opção por um negócio especializado em eventos. "Nossa miniempresa foi um sucesso. Quero muito investir em um negócio próprio aqui em minha cidade assim que puder. É uma região que tem potencial, só precisamos nos esforçar", afirmou a jovem.

Publicidade

Antes da criação das miniempresas, os jovens participaram de cursos e eventos, realizados nos municípios desde julho deste ano, contando com aulas teóricas e práticas relacionadas às características do perfil empreendedor. As aulas discutiram os temas planejamento de negócio, marketing, comunicação, técnicas de trabalho em equipe e vendas, entre outros temas. Além disso, os alunos elaboraram um plano de negócios específico, angariaram financiamentos e chegaram a, efetivamente, colocar os negócios em funcionamento.

A participação no Projeto Empreendedores do Futuro é considerada por Suzamara uma vitória. A garota, que tinha receio de trabalhar com dinheiro, cuidou do caixa durante a festa de sua miniempresa e, depois disso, já exerceu a mesma função em uma festa da igreja de sua comunidade. "Aprendi a lutar contra meus medos, encarar novos desafios, trabalhar em equipe e aceitar a opinião de outras pessoas. Quero ser psicóloga e, um dia, tenho certeza de que terei meu próprio negócio aqui em Bocaiúva", comemora.

Assim como o negócio de Suzamara, outros grupos de jovens montaram miniempresas de festas, de raspadinhas, cinemas, lojas, lanchonetes, revendas de artigos esportivos e artigos evangélicos, entre outros temas de interesse da população local, sempre avaliados a partir de um diagnóstico de viabilidade e sustentabilidade. A ONG Gente de Bem foi contratada pelo Sebrae/PR para esse trabalho que conta com a parceria e apoio de todos os colégios estaduais e secretarias municipais de educação dos sete municípios.

Alessandro da Silva Rocha, consultor do Sebrae/PR e gestor do projeto, comemora as vitórias do projeto, por acreditar no potencial dos jovens talentos como forma de mudar a realidade de municípios com grande carência de recursos. "O Festival de Empreendedorismo do Vale da Ribeira evidencia que esses jovens têm grande aptidão para empreender e esse é um motivo de comemoração. São mentes criativas que, certamente, vão usar seu conhecimento para valorizar a cidade onde moram através do resgate da cidadania", avalia.

Os dois dias de realização do Festival contaram com a participação de uma equipe de monitores e educadores, que acompanhou os jovens na realização de palestras, dinâmicas de integração, atividades ao ar livre e em piscina coberta, shows, uma festa, leituras teatrais, além de apresentações de depoimentos de empreendedores e empresários de sucesso do Vale do Ribeira. Alessandro da Silva Rocha explica que "o Festival é a finalização do projeto e o momento mais importante do curso. Nos dois dias de realização do evento, foram realizadas atividades que buscam ajudar os jovens a se desenvolverem como empreendedores e, assim, formar profissionais mais qualificados para uma realidade de trabalho cada vez mais complexa".

Publicidade

Territórios da Cidadania

A realização do Festival de Empreendedorismo do Vale da Ribeira e do Projeto Empreendedores do Futuro faz parte das ações do Projeto de Desenvolvimento Socioeconômico do Alto Vale do Ribeira, que existe desde 2004 e vem sendo desenvolvido pelo Sebrae/PR e entidades parceiras em sete municípios da região. No ano passado, o trabalho entrou em fase de captação de recursos e passou a se chamar Territórios da Cidadania.

Entre os objetivos do projeto estão o desenvolvimento do espírito empreendedor em jovens e adultos, a promoção da competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e propriedades rurais de Adrianópolis, Cerro Azul, Bocaiúva do Sul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.

Desde o início do projeto, foram realizadas avaliações e diagnósticos de cada município; capacitações; o desenvolvimento de um plano de estratégico por município; e registro da marca Vale do Ribeira, como forma de beneficiar grupos produtivos associativos. Além disso, o projeto atua na identificação e acompanhamento de grupos associativos de artesanato; negociação de pontos de venda para comercialização de produtos; realização de um seminário de planejamento, definindo ações de responsabilidade do Sebrae/PR.

Dentre as ações do Territórios da Cidadania, estão ainda a participação na Feira do Empreendedor 2008 do Paraná, realizada em Londrina, e no Seminário de Atualização do Varejo; o desenvolvimento de um estudo do ambiente institucional econômico e empresarial da região; a participação em uma Missão Técnica em São Roque, Minas Gerais; a criação de uma Unidade de Desenvolvimento Territorial (UDT); assim como trabalhos com jovens, como forma de desenvolver a cultura empreendedora dos mesmos e a criação do Clube do Empreendedorismo.

Publicidade