Uma pesquisa feita ao longo dos dois últimos anos pelo Labora­tório de Estudos em Ética nos Meios Eletrônicos (Leeme), da Universidade Mackenzie, revelou que jovens e crianças não estão preparados para utilizar a internet. O estudo foi feito com 2.039 adolescentes de 11 a 18 anos, em escolas públicas e privadas. De acordo com os pesquisadores, eles se mostraram totalmente suscetíveis aos diversos problemas que ocorrem em função do uso indiscriminado da rede mundial de computadores.

CARREGANDO :)

Para esses adolescentes, por se tratar de um universo virtual, a internet traz a falsa sensação de anonimato e impunidade, diz a pesquisa. Isso faz com que eles estejam expostos à pornografia e pedofilia, à divulgação indevida da imagem e dados pessoais, à divulgação de boatos, ou mesmo a usos que estimulam a violência.

Um dos problemas mais sérios é a falta responsabilidade no controle do uso da ferramenta eletrônica. "A maior parte dos entrevistados utiliza a internet sem ne­­nhum adulto por perto, sem ne­­nhum controle ou monitoração", afirma a coordenadora do gru­­po, Solange Palma Barros, que também identificou que este uso é feito, em sua maioria, dentro do próprio quarto do jovem.

Publicidade