Jovens americanos só não usam mídias eletrônicas quando estão dormindo. Dados de um levantamento realizado pela consultoria Harrison Group constatam que adolescentes dos Estados Unidos com idades entre 13 e 18 anos passam mais da metade de suas horas úteis por semana usando mídias eletrônicas, como internet, telefones celulares, televisão, música digital e videogames.
O estudo anual, chamado "Teen Trend", entrevistou mais de mil jovens para constatar que os adolescentes americanos gastam 72 horas por semana com mídias eletrônicas e digitais, uma média 10 horas por dia.
O estudo confirmou dados divulgados esta semana pela pesquisa anual "digital.life", que mostram que o mundo digital já supera em popularidade mídias tradicionais como TV e jornal .
" A vida dos adolescentes se transformou em uma produção multimídia (Jim Taylor, executivo da Harrison Group) "
- Esta geração é única. A vida dos adolescentes se transformou em uma produção multimídia teatral e autogerenciada - afirmou Jim Taylor, executivo da consultoria Harrison Group, ao site especializado Cnet.com.
No estudo, a consultoria detectou ainda que pelo menos um terço dos entrevistados possui um iPod, player multimídia digital da Apple, contra os 1% registrados no mesmo estudo em 2003. Mais da metade dos jovens afirmou que tem ou usa um console de videogame PlayStation 2, da Sony, enquanto pelo menos 75% dos jovens confessaram que jogam videogames regularmente.
O levantamento mostrou ainda que pelo menos 75% dos adolescentes gastam entre duas e três horas por dia fazendo o download ou ouvindo música pela internet. Mais da metade deles afirmou que o volume de música acessado é ilegalmente oferecido, enquanto 41% afirmaram não distinguir download legal de ilegal.
Pelo menos 68% dos jovens entrevistados têm perfis ativos em redes sociais como MySpace.com, Xanga e Facebook. Mais de 25% deles mantém contatos diários com amigos pela internet, através de programas de mensagens instantâneas, e-mail ou salas de chat.
Se a mostra do levantamento for considerada em números absolutos, cerca de 25,2 milhões de jovens americanos geram pelo menos US$ 195 bilhões anualmente para a economia dos EUA em gastos com marcas de equipamentos e roupas, divulgou o Cnet.com.