O JPMorgan Chase tornou-se o maior banco por ativos dos Estados Unidos, ultrapassando o Citigroup, que esteve na liderança por um longo tempo.
O Citigroup informou nesta quinta-feira que fechou setembro com 2,05 trilhões de dólares em ativos, um dia depois de o JPMorgan ter reportado que encerrou o mesmo período com 2,25 trilhões de dólares.
Liderado por Jamie Dimon, o JPMorgan superou o Citigroup com a compra de unidades do Washington Mutual por 1,9 bilhão de dólares, que chegou a ser a maior instituição de empréstimos e poupança do país.
O Citigroup, sob a batuta de Vikram Pandit, está tentando se desfazer de alguns ativos para reduzir custos e aumentar a eficiência, após acumular perdas líquidas de mais de 20 bilhões de dólares no ano passado.
O Bank of America pode superar o JPMorgan como o maior banco de Estados Unidos por ativos, quando completar a aquisição da Merrill Lynch, programada para ocorrer no primeiro trimestre de 2009.
O JPMorgan também é o maior banco por valor de mercado, seguido por Bank of America, Wells Fargo e Citigroup, segundo dados da Reuters.