• Carregando...

Brasília – A taxa média de juros dos empréstimos bancários caiu 0,4 ponto porcentual em agosto, para 41,8% ao ano de acordo com informação do Departamento Econômico (Depec) do Banco Central. Em julho a taxa média estava em 42,2% ao ano. Desde o começo do ano, a taxa de juros do crédito livre acumula uma redução de 4,1 pontos porcentuais. Nas operações com pessoas físicas, a taxa média de juros recuou em agosto para 53,9% ao ano, ante 54,3% em julho. Esse porcentual é o menor da série histórica do BC.

Nos empréstimos para pessoas jurídicas, a taxa caiu de 28,3% para 27,9% ao ano, em agosto, na comparação com os dados de julho. O spread (diferença entre a taxa obtida pelo banco e a que repassa ao tomador) do crédito livre, em contrapartida, permaneceu estável, em agosto, em 27,5 pontos porcentuais. No ano, o spread livre ainda tem uma queda acumulada de 1,3 ponto porcentual.

Nas operações com pessoas físicas, o spread recuou, em agosto, ante julho, de 39,7 pontos porcentuais para 39,6 pontos porcentuais. Nos empréstimos para pessoas jurídicas, o spread aumentou, em agosto, ante julho, de 13,4 pontos porcentuais para 13,5 pontos porcentuais. A taxa média de juros ao ano para pessoas jurídicas, na comparação de agosto com julho, é a menor desde outubro de 2002.

As operações de crédito do sistema financeiro tiveram em agosto crescimento de 0,8% em comparação a julho, de acordo com o BC. Apesar deste crescimento, o crédito em relação ao PIB manteve-se estável em 32,8%. No acumulado do ano, o crédito já experimenta aumento de 11,1% até agosto. Em 12 meses até agosto, a expansão do crédito é de 20,9%. Em julho, o crédito tinha apresentado alta de 1,5% em relação a junho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]