A taxa média de juros cobrada pelos bancos nas suas operações com pessoas físicas caiu de 48,8% ao ano em abril para 47,3% ao ano em maio, o menor valor desde dezembro de 2007 (43,9% ao ano), informou nesta quinta-feira (25) o Banco Central.
Contribuem para a queda dos juros bancários, neste ano, as reduções da taxa básica efetuadas pelo Banco Central, além do aumento da oferta de crédito (que contribui para que as taxas recuem mais). No caso dos juros básicos, a taxa, que iniciou 2009 em 13,75% ao ano, atualmente já está em 9,25% ao ano após cinco reduções efetuadas pelo BC.
No último mês, segundo a autoridade monetária, também recuaram os juros médios de todas as operações de crédito dos bancos. Esta passou de 38,6% ao ano em abril para 37,9% ao ano em maio - a mais baixa desde maio de 2008 (37,6% ao ano).
O BC informou ainda que os juros cobrados pelos bancos em suas operações com empresas também caíram em maio, para 28,5% ao ano. Neste caso, é o valor mais baixo desde setembro do ano passado, quando somaram 28,3% ao ano.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast