Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Desempenho

Juro cai e dá lugar a investimento

Rio de Janeiro – Com a cotação de 7,5% ao ano, a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) desce ao mais baixo nível de sua história. No início do governo Lula, a TJLP, principal referência para os critérios de remuneração na concessão de empréstimos pelo BNDES, estava em 11%.

Seguindo a política de austeridade monetária, a taxa, que é revista trimestralmente pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), subiu naquele mesmo ano para 12% e só no fim de 2003 iniciou uma lenta trajetória de queda. Por 21 meses manteve-se em 9,75% até cair para 9% no início do ano, para 8,15% em abril e para 7,5% agora.

Ontem, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Demian Fiocca, disse que a TJLP "está adequada e em nível favorável para estimular investimentos". É esperança do BNDES inverter o quadro de desembolsos de recursos que, nos primeiros cinco meses deste ano, tiveram resultado 10% inferior ao do mesmo período de 2005, com liberação de R$ 13,6 bilhões. Pouco para um ano em que se colocou disponível um volume de recursos de R$ 60 bilhões. Fiocca afirmou que "a decisão do CMN consolida um cenário favorável, de continuidade do ciclo de crescimento iniciado em 2004".

O economista Roberto Padovani, da Consultoria Tendências, disse que a queda da taxa foi, de certa forma, surpreendente, já que as condições que normalmente influenciam nessa decisão "estavam relativamente piores do que na última (reunião do CMN)". Por isso, ele imaginava uma queda "mais conservadora". "Não dá para separar essa decisão do período eleitoral. mas, também não dá para dizer que isso se deve exclusivamente a fatores político-eleitorais. O governo está agora colhendo os frutos de 12 anos de correção na economia", afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.