A taxa média de juros do cheque especial caiu 17% em um ano e a do empréstimo pessoal, 9%, segundo levantamento da Folha de S.Paulo feito com base em dados do Procon-SP.
Entre todos os bancos pesquisados -Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander-, a Caixa foi a que apresentou a queda mais agressiva nas duas modalidades de crédito: 48% no cheque especial e 29% no empréstimo pessoal.
Na outra ponta, o Santander foi quem menos reduziu os juros praticados. As taxas do cheque especial e do empréstimo pessoal caíram apenas 1% cada uma.
Além de ser o banco que mais cortou seus juros, a Caixa pratica as menores taxas do mercado, segundo os dados do Procon: 4,27% ao mês para o cheque especial e 3,88% ao mês para o empréstimo pessoal.
No começo do ano passado, os dois bancos públicos brasileiros -BB e Caixa- passaram a cortar as taxas de juros cobradas de clientes para atender à determinação da presidente Dilma Rousseff de reduzir o custo dos empréstimos no país. Os bancos privados seguiram BB e Caixa e também passaram a reduzir os juros praticados.
No cheque especial, em seguida vêm BB (5,70%), Safra (8,25%), Itaú (8,75%), Bradesco (8,76%), HSBC (9,87%) e Santander (9,87%). No empréstimo pessoal, BB (4,27%), Safra (4,90%), HSBC (5,71%), Santander (5,91%), Bradesco (6,17%) e Itaú (6,56%).
Taxa média
A taxa média do cheque especial dos bancos pesquisados caiu de 9,54% ao mês no começo de 2012 para 7,92% neste ano -queda de 1,62 ponto percentual-, segundo o levantamento. A do empréstimo pessoal caiu de 5,88% para 5,35% -queda de 0,53 ponto percentual- na mesma comparação.
Nos últimos três meses, no entanto, não houve quaisquer alterações em relação às taxas praticadas pelos bancos segundo o Procon.
Neste ano, a primeira reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) será na semana que vem. A expectativa do mercado é de manutenção da Selic -taxa básica de juros da economia brasileira- em 7,25% ao ano. Metodologia
O Procon-SP calcula mensalmente as taxas de juros das duas modalidades de crédito nos bancos Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.
Considerando a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, a fundação estipula o período de 12 meses, opção oferecida por todos os bancos pesquisados. Para, o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast