Quem está pendurado no cheque especial pagou 287% ao ano no mês passado - elevação de 2,1 pontos percentuais na comparação com novembro. No ano, a taxa subiu 86 pontos percentuais. Já a taxa do cartão de crédito ficou em 269,7% ao ano em dezembro, queda de 11,6 pontos percentuais em relação a novembro. Mas, no ano, a alta dos juros nessa modalidade atingiu 58,9 pontos percentuais.
Os juros cobrados nos empréstimos consignados atingiram 28,8% - crescimento de 2,9 pontos percentuais no ano. Já o custo do crédito pessoal bateu 117,6% ao ano em dezembro, de acordo com relatório do BC
Estoque de crédito cresce 6,6% em 2015
Números do Banco Central mostram desaceleração forte na concessão de crédito
Leia a matéria completaOs juros pagos pelos consumidores e empresas atingiram em média 29,8% ao ano em dezembro - queda de 0,6 ponto percentual em relação ao mês anterior e elevação de 6,1 ponto percentual na comparação com o ano anterior.
O spread (diferença entre o custo de captação dos bancos e o valor cobrados dos tomadores) atingiu 18,7% - queda de 0,7 ponto percentual em relação a novembro, mas com alta de 3,8 ponto percentual no ano. Já a taxa de inadimplência se manteve em 3,4% em dezembro. No ano, subiu 0,7 ponto percentual.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast