Levantamento divulgado nesta terça-feira (11) pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac) mostra que a taxa média de juro nas operações de crédito passaram de 6,77% ao mês em março para 6,82% ao mês em abril - variação de 0,74%.

CARREGANDO :)

Em março, a taxa média havia recuado pela primeira vez no ano e registrado o menor patamar da série histórica da Anefac, iniciada em 1995.

Entre os tipos de tipos de crédito pesquisados pela associação, o que teve maior elevação na taxa de juro no mês de abril, na comparação com o mês anterior, foi o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) dos bancos - alta de 3%. Em seguida veio o juro do empréstimo pessoal nos bancos. Confira abaixo cada linha.

Publicidade

Para a Anefac, a alta pode ser atribuída "à expectativa de alta da taxa básica de juros (Selic) em abril, e também ao efeito da elevação dos depósitos compulsórios efetuados no final de fevereiro".

A associação prevê, porém, que as tacas das operações de crédito tendem a melhorar. "Nossa expectativa é que o consumidor brasileiro vai continuar convivendo daqui para a frente com uma situação nova qual seja reduções dos juros das operações de crédito em patamares superiores às quedas da taxa básica de juros. Durante muito tempo os consumidores conviveram com reduções das taxas de juros em patamares inferiores às quedas ocorridas na Selic. (...) Deveremos inclusive ter períodos em que a Selic vai ficar inalterada e as taxas de juros das operações de crédito vão ser reduzidas."

Veja também
  • Crédito para compra de carros cresce 25% em março
  • Inadimplência cai 3,93% em abril, dizem lojistas
  • Brasileiro amplia gastos com saúde e educação
  • Demanda por crédito recua 6% em abril