O presidente do Banco do Brasil, Antonio Francisco de Lima Neto, deixou o cargo nesta quarta-feira (8). A saída já estaria decidia dentro do governo desde o início da semana e o motivo seria os juros altos cobrados pelo banco, apesar da insistência do governo para a queda.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quarta a saída de Lima Neto e disse que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai explicar os motivos da saída numa entrevista coletiva marcada para as 13h.
"A informação que recebi do ministro ontem é que ele queria sair. Então, o Guido vai explicar para vocês, porque eu não tenho detalhes da saída", disse Lula.
Segundo a jornalista e blogueira Cristiana Lôbo, o sucessor de Lima Neto será Aldemir Bendine, outro funcionário de carreira do Banco do Brasil.
Esta manhã, o Ministério da Fazenda cancelou a divulgação de entrevista à imprensa que estava marcada para as 11h20, com o presidente do Banco do Brasil, Antonio Francisco de Lima Neto e o Procurador Geral da Fazenda Nacional, Luís Inácio Adams.
O tema seria a portaria publicada nesta quarta no Diário Oficial da União (D.O.U.), que regulamenta medidas de estímulo à liquidação ou renegociação de dívidas de operações de crédito rural. A comunicação da entrevista foi suspensa, por recomendação da assessoria da Fazenda, que não deu mais detalhes.
O presidente Lula participa esta manhã de encontro nacional de comunicadores, em um hotel, em Brasília
Mais informações em breve
Trump, Milei, Bolsonaro e outros líderes da direita se unem, mas têm perfis distintos
Taxa de desemprego pode diminuir com políticas libertárias de Milei
Governadores e parlamentares criticam decreto de Lula sobre uso da força policial
Justiça suspende resolução pró-aborto e intima Conanda a prestar informações em 10 dias
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast