Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Taxas

Juros ao consumidor sobem pelo quinto mês seguido, diz Anefac

As taxas de juros ao consumidor registraram, em setembro, aumento pelo quinto mês seguido, de acordo com pesquisa divulgada hoje pela Anefac (associação de executivos de finanças).

A taxa média de juros para pessoa física teve alta mensal de 0,02 ponto percentual, passando para 5,53% ao mês (ou 90,77% ao ano), a maior desde novembro do ano passado.

A Anefac indica que, das seis linhas pesquisadas, cinco registraram aumento -juros do comércio, cheque especial, CDC-Bancos-financiamento de automóveis, empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeiras. Apenas o rotativo do cartão de crédito se manteve estável.

Segundo Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor de estudos econômicos da entidade, a alta é reflexo da elevação da taxa básica de juros, Selic, de 8,5% para 9,0% na reunião de agosto do Copom (Comitê de Políticas Monetárias do Banco Central).

Na última quarta-feira, o Copom decidiu elevar a Selic de 9% para 9,5% ao ano, na quinta elevação seguida da taxa básica no ano.

De acordo com Oliveira, a pressão inflacionária deve levar a outro aumento da Selic na reunião do Copom de 26 e 27 de novembro. "Por conta disso é provável que as taxas de juros das operações de Crédito voltem a ser elevadas nos próximos meses", afirma.

Taxa de juros para pessoa física ao mês em setembro

Linha de crédito - Taxa em setembro de 2013, ao mês - Taxa em agosto de 2013, ao mêsComércio - 4,14% - 4,11%Cartão de crédito - 9,37% - 9,37%Cheque especial - 7,83% - 7,81%CDC / bancos / financiamento de automóveis - 1,64% - 1,61%Empréstimo pessoal (bancos) - 3,12% - 3,10%Empréstimo pessoal (financeiras) - 7,07% - 7,03%Taxa média - 5,53% - 5,51%

Pessoa jurídica

Todas as linhas de crédito para pessoa jurídica tiveram aumento em setembro, afirma a Anefac. A taxa média de juros subiu 0,02 ponto percentual, para 3,18% ao mês (ou 45,59% ao ano), a maior desde novembro de 2012.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.