Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Banco Central

Juros bancários ficaram em 35,5% em setembro

A taxa média de juros cobrada pelos bancos em suas operações com as pessoas físicas em setembro ficou em 46,3%, apresentando leve recuo em relação a agosto (46,6%), informou nesta terça-feira (23) o Banco Central (BC).

No caso das pessoas jurídicas, a taxa permaneceu estável passando de 23,1% em agosto para 23,2% em setembro. A taxa geral cobrada pelas instituições financeiras em suas operações de crédito, ou seja, que engloba as operações das pessoas físicas e jurídicas, ficou em 35,5% em setembro contra 35,7% em agosto

Spread bancário

O spread bancário (diferença entre a taxa de captação dos bancos e a cobrada dos seus clientes) ficou estável, passando de 24,7% em agosto para 24,6 em setembro. O spread é formado pela taxa de inadimplência, lucro dos bancos, tributos, e depósitos compulsórios, entre outros.

Nas operações com pessoas físicas, o spread, segundo o BC, ficou em 12,7% em setembro. Nas operações com as empresas, a taxa média foi de 35%.

A taxa de inadimplência, considerados os atrasos superiores a 90 dias, ficou em 4,6%. Por segmento, os atrasos relativos às pessoas jurídicas foi de 2,3%, enquanto que a inadimplência para pessoas físicas ficou estável em 7,1%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros