Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Banco Central

Juros bancários têm quinta queda consecutiva em julho

Os juros das principais modalidades de crédito no país continuaram recuando em julho, pelo quinto mês consecutivo. De acordo com as informações do Banco Central divulgadas nesta quarta-feira, a maior queda de juros ficou para o crédito pessoal, de 2,4 pontos percentuais, para 59,8% ao ano, em média, a menor da série histórica. No cheque especial a taxa recuou de 145,1% ao ano, para 144,1%.

Já a taxa média aplicada para pessoas físicas ficou em 54,3% ao ano, no mês passado, 1,5 ponto percentual a menos que no mês anterior, o menor nível da serie histórica iniciada em julho de 94. Para pessoas jurídicas, a queda no período foi de 0,5 ponto percentual, para 28,3% ao ano, o menor patamar desde outubro de 2002, quando ela ficou em 23,5%. No geral, a taxa total caiu 1 ponto, para 42,2% anuais, o menor nível desde novembro de 2001 (42%). A taxa de spread também apresentou recuo no período, sendo que para pessoas físicas o corte foi de 0,9 ponto percentual, chegando a 39,7 pontos percentuais, também o menor da série.

O volume total de crédito na economia também bateu recorde em julho, atingindo R$ 668,7 bilhões, o equivalente a 32,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Na avaliação do chefe adjunto do Departamento Econômico do BC, Luiz Malan, a tendência é de que essas taxas continuem recuando sobretudo por conta da queda da taxa de juros básicos promovido pelo BC nos últimos meses.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.