Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Custo do dinheiro

Governo aproveita queda na Selic para reduzir juros do consignado do INSS

juros do consignado
CNPS determinou corte na taxa de juro do consignado para aposentados e pensionistas do INSS (Foto: André Rodrigues/Arquivo/Gazeta do Povo)

Ouça este conteúdo

O governo baixou o teto dos juros do crédito consignado a beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que caiu de 1,97% ao mês para 1,91%. As contratações feitas pelo cartão de crédito também foram impactadas. A taxa caiu de de 2,89% para 2,83% ao mês.

A justificativa do ministro da Previdência, Carlos Lupi, era a redução da Selic. No dia 2, o Comitê de Política Monetária (Copom) iniciou o ciclo de baixa, levando a taxa básica de 13.75% para 13,25% ao ano.

Segundo levantamento do Banco Central, 24 das instituições credenciadas a operar crédito consignado trabalham com taxas iguais ou inferiores a 1,91% ao ano, incluindo três dos cinco maiores bancos (Bradesco, Caixa e Santander).

Tentativa de canetada nos juros do consignado fracassou em março

Em março, uma canetada do governo para baixar os juros do crédito consignado a aposentados e pensionistas, uma tentativa de reduzir “na marra” o custo do dinheiro, complicou a situação de quem precisava de crédito.

Em 13 de março, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) forçou uma redução do teto da taxa de 2,14% para 1,70% ao mês, mas teve de voltar atrás. A medida “secou” a modalidade de crédito. Pelo menos dez instituições, entre elas o BB e a Caixa, suspenderam a oferta do consignado, com o argumento de que o novo teto inviabilizaria as operações.

O resultado foi que, na falta desse recurso mais em conta, muitos tiveram de apelar a linhas emergenciais de crédito, como o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito. “É natural que o mercado se retraia em momentos como esse, disse, na ocasião, Sílvio Campos Neto, economista e sócio da Tendências Consultoria.

A solução para o problema demorou mais de duas semanas para sair. O CNPS referendou, em 28 de março, a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em fixar o teto dos juros em 1,97%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.