Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Finanças

Juros em alta tornam renda fixa o investimento do ano

 | Bigstock

A inflação fez com que o brasileiro começasse o ano em alerta. O acumulado de 2015 fechou com alta de 10,48%, bem acima do rendimento da poupança no mesmo período, que foi de 7,29%. Isso forçou muita gente a procurar novas formas de investimento para começar 2016 protegendo seu poder de compra. Mas para onde correr?

INFOGRÁFICO: Veja o resultado de algumas aplicações em 2015

Para o professor doutor de Economia e Matemática Financeira da UniCesumar Daniel Eduardo Santos, uma estratégia é pensar em investimentos que levem em conta a variação da inflação em seus resultados. Ainda que o índice tenha uma desaceleração em relação a 2015, o acumulado de 2016 deve ficar em torno de 7% e, por isso, as aplicações pós-fixadas se tornam a melhor opção para quem quer investir. E o destaque é o Tesouro Selic, considerado um dos mais conservadores e menos arriscados do mercado exatamente por acompanhar a Taxa Selic, que é de 14,25% e sem previsão de queda no próximo ano.

Já para quem está olhando um pouco mais para o futuro, as letras de crédito LCI e LCA e o CDB são outras boas opções para médio prazo. “O LCI e o LCA são isentos do imposto de renda para pessoa física, o que faz com que os seus rendimentos sejam um pouco mais vantajosos. E o CDB também pode ser indexado à taxa básica de juros, o que faz dele outra opção interessante neste momento”, conta o consultor e coordenador do curso de finanças pessoais da Universidade Positivo, Raphael Cordeiro. Contudo, nesses casos, o investidor vai usar seu poder de barganha. “É preciso negociar esses rendimentos, que podem variar entre 10 e 15% do montante total. Em bancos menores, é possível alcançar até 17%”.

Cordeiro sugere ainda uma terceira via para aqueles que não estão preocupados com prazos e pensando em investimentos mais longos, que podem ter no IPCA+ uma boa saída para esses tempos conturbados. “Por ser um investimento para o futuro, é impossível prever como vai estar a economia daqui a 10 ou 20 anos, então a vantagem é que ele protege o investidor contra a inflação, o que faz dele uma aposta bem segura”.

Mas o principal ponto para quem está pensando em investir em 2016 é traçar um objetivo. Para Santos, o investidor deve pensar no prazo mínimo do resgate e a remuneração líquida para, então, saber qual tipo de aplicação apostar . “Estes parâmetros básicos já dão uma orientação sobre as opções disponíveis. A seguir, é importante balizar os riscos de cada investimento, considerando os pontos anteriores”, conclui.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.