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Varejo

Juros, inflação e crédito criam ambiente favorável para comércio deslanchar

Shopping center
(Foto: Pixabay)
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Três fatores podem ajudar a dar um empurrão nas vendas de final de ano: os juros em baixa, a inflação controlada e o aumento nas concessões de crédito. O otimismo está voltando ao varejo e as expectativas para os próximos meses são favoráveis. “Estamos saindo de um cenário de recessão”, diz o analista Rafael Panonko, da Toro Investimentos.

Nesta terça e quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne para definir a nova taxa básica de juro, que atualmente é de 6% ao ano. As apostas de mercado indicam que ela irá, até o final do ano para 5%. Mas já há instituições financeiras, como o Bradesco, projetando a Selic a 4,75% ao ano. A tendência é de que o movimento seja replicado pelos bancos e pelo comércio.

A inflação controlada também deve favorecer a decisão dos consumidores irem às compras, aponta Panonko. O Relatório Focus, um levantamento feito pelo Banco Central junto às instituições financeiras, sinaliza para uma alta de preços de 4% ao ano entre 2019 e 2022.

“Neste cenário, o desemprego vai continuar caindo. Com isto, o consumidor fica mais confiante e tende ir mais às compras”, afirma ela. O medo do desemprego é menor do que no ano passado, aponta a Confederação Nacional da Indústria (CNI). E a confiança do consumidor é maior, apesar da queda registrada neste ano.

Outro fator que está impulsionando o comércio é o aumento no crédito, aponta o IBGE. A concessão de crédito para pessoas físicas aumentou 14,3% no ano, comparativamente a 2018, segundo o Banco Central (BC). Ao todo, foram liberados R$ 1,3 trilhão no período.

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