A justiça europeia confirmou nesta quinta-feira (29) a multa de 151,8 milhões de euros (US$ 200 milhões) a Telefónica, imposta pela Comissão Europeia por abuso de posição dominante no mercado espanhol de banda larga, que impediu a entrada de empresas rivais no setor.
"Em particular, a Telefónica abusou de sua posição dominante nos mercados espanhóis de grande acesso regional e nacional", afirma o documento divulgado pelo Tribunal da União Europeia, com sede em Luxemburgo.
A justiça europeia confirmou a decisão tomada por Bruxelas em julho 2007 de impor uma multa de 151,8 milhões de euros ao gigante das telecomunicações da Espanha por abuso de posição dominante na transmissão de dados em alta velocidade.
A multa, apesar do valor, não é uma das maiores impostas por Bruxelas por abuso de posição dominante e fica atrás das punições das americanas Intel (um bilhão de euros) e Microsoft (quase 900 milhões de euros em 2008 e 497,2 milhões de euros em 2004), além da francesa Saint-Gobain ( 896 milhões em 2008).