Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Logística

Justiça garante soja OGM no silão

Decisão da Justiça Federal mantém as deliberações tomadas na 158.ª reunião ordinária do Conselho de Autoridade Portuária de Paranaguá (CAP) de 22 de março, referendadas em reunião extraordinária de 9 de abril. Nessa reunião, marcada por divergências e bate-boca entre os conselheiros do CAP, foram suspensas várias ordens de serviço da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). A Appa questionou a validade das decisões, mas o juiz substituto da Vara Federal de Paranaguá, Carlos Felipe Komorowski, indeferiu o pedido de liminar. A expectativa de exportadores e operadores é de que isso pese a favor do presidente do CAP, Hélio José da Silva, e que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) reveja a decisão de substituí-lo.

Entre outras, as deliberações do CAP, confirmadas pela Justiça, determinam o armazenamento de soja transgênica no silo público, o que foi proibido pelo superintendente da Appa, Eduardo Requião.

O diretor de desenvolvimento empresarial da Appa, Ruy Zibetti, que também é conselheiro do CAP, argumentou como autor da ação judicial ter sido irregular a aprovação da ata da reunião do dia 22 em uma reunião extraordinária. Ele também argmentou que o presidente do CAP de abuso do poder e de não atender seu pedido de vista para melhor analisar a ata.

Na decisão, o juiz afirma que a presidência do CAP agiu corretamente e que "não houve abuso de poder". A ata foi aprovada em 9 de abril, pelo voto do bloco dos operadores, do poder público e dos usuários. O bloco dos trabalhadores também recorreu à via judicial contra o CAP, mas o mandado de segurança não foi julgado.

Para o advogado Marcelo Teixeira, que representa a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Paranaguá (Aciap), a decisão judicial mostra que a atuação do presidente do CAP é correta e idônea. "Isso rebate as acusações feitas pela Appa e desmonta os argumentos utilizados para pedir a substituição de Hélio José da Silva", afirmou. A Antaq informou sobre a troca de comando do CAP um dia após uma comitiva visitar o Porto de Paranaguá. Na ocasião, o governador Roberto Requião criticou Silva. De acordo com a Antaq, ainda não foi decidido um novo nome para o CAP. Silva afirmou ontem que não foi comunicado da decisão e que não poderia comentar o assunto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.