Vivo, TIM E SABB têm 10 dias para recorrer de multas
As empresas Vivo, TIM e o Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil (SABB), joint venture da Coca-Cola Brasil, foram multadas nesta terça-feira, 9, por propaganda enganosa, podem entrar com recurso contra a decisão do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça
O Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, multou nesta terça-feira, 09, as operadoras Vivo e TIM celular por publicidade enganosa. A Vivo foi punida com multa de R$ 2,260 milhões referente a infrações praticadas durante a promoção "Vivo de Natal". Já a TIM pagará multa R$ 1,654 milhão por publicidade enganosa na campanha "Namoro a Mil". As decisões são assinadas pelo diretor do Departamento, Amaury Oliva, e estão publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira.
Para aplicar as sanções, o DPDC considerou, nas duas situações, "a gravidade e a extensão da lesão causada a milhares de consumidores em todo o País, a vantagem auferida e a condição econômica das empresas". As operadoras devem depositar o valor das multas em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos.
Outro lado
Por meio de nota oficial, a TIM afirmou que não havia recebido a notificação da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça sobre a multa mencionada. A empresa informou queprecisa analisar o processo para se posicionar. A nota afirmava também que a "que a campanha "Namoro a Mil" foi realizada em 2004 e que, desde que se reposicionou no mercado há cerca de quatro anos, não trabalha mais com ofertas semelhantes, que envolvam concessão de bônus em minutos".
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast