Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Embargo

Justiça suspende obras de shopping em Cascavel

As obras do Shopping Catuaí, em Cascavel, foram embargadas pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, que aceitou recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra a decisão de primeira instância que liberou a construção sem um laudo conclusivo que ateste a inexistência de riscos ambientais. A empresa BR Malls, dona do empreendimento, informou que ainda não foi notificada oficialmente da decisão e, por isso, não se manifestou.

Em caso de desobediência à ordem judicial, a empresa terá de pagar multa diária de R$ 50 mil. A multa se estende também à Proeste Empresas Reunidas do Oeste do Paraná, antiga dona do imóvel.

O MPF recorreu da decisão da Justiça Federal por entender que a construção do shopping ocorre em uma área de fundo de vale, com várias nascentes que formam a bacia do rio Cascavel, responsável por 70% do abastecimento de água na cidade. O órgão também constatou irregularidades que não foram observadas no Estudo de Impacto de Vizinhança. Há duas semanas dois executivos da BR Malls participaram da reunião semanal da Associação Comercial e Industrial de Cascavel e informaram que o grupo tinha todas as licenças necessárias.

Empreendimento

O Shoping Catuaí é o maior empreendimento imobiliário no momento em Cascavel. Com investimento de R$ 300 milhões, a previsão é de gerar dois mil empregos diretos. A área de lojas terá 30 mil metros quadrados com mais de 190 estabelecimentos. Além disso, o espaço abrigará dois restaurantes, cinemas, academia, praça de alimentação e agências bancárias. Cascavel é a terceira cidade paranaense a ter uma unidade do Shopping Catuaí. Outras duas já existem nas cidades de Maringá e Londrina.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros