A Klabin, maior fabricante de papéis para embalagens do país, anunciou lucro líquido de 183 milhões de reais no terceiro trimestre, revertendo prejuízo de 256 milhões de reais um ano antes, beneficiada principalmente pela melhora na linha financeira.
O resultado operacional também contribuiu para a reversão do resultado final, diante do ligeiro crescimento no volume de vendas e da redução do custo unitário dos produtos. No trimestre, a geração de caixa medida pelo Ebitda totalizou 199 milhões de reais, alta de 28 por cento ante um ano antes.
Na linha financeira, a melhora é mais expressiva considerando-se a comparação anual. Entre julho e setembro do ano passado, a Klabin registrou despesa financeira líquida de 451 milhões de reais, ante receita financeira líquida de 174 milhões de reais em igual intervalo de 2009.
O resultado financeiro positivo, que não tem efeito caixa, reflete o impacto da valorização do real ante o dólar na parcela da dívida da empresa que está denominada em moeda estrangeira.
No trimestre, a receita líquida da Klabin, incluindo madeira, somou 750 milhões de reais, com queda de 3 por cento ante o terceiro trimestre de 2008 e alta de 10 por cento na comparação com o intervalo de abril a junho deste ano.
O volume de vendas, sem incluir madeira, alcançou 402 mil toneladas, 4 por cento e 15 por cento superior ao terceiro trimestre de 2008 e ao segundo trimestre deste ano, respectivamente.
Já o custo dos produtos vendidos que teve contribuição importante para a melhora do Ebitda, ficou em 540 milhões de reais, com queda de 8 por cento ante o terceiro trimestre do ano passado e alta de 4 por cento frente ao segundo trimestre.
Produtos
Conforme a Klabin, o volume de vendas de papéis e cartões revestidos subiu 5 por cento na comparação com o terceiro trimestre do ano passado e 23 por cento ante o segundo trimestre, para 243 mil toneladas.
Já o volume de vendido de kraftliner ficou em 108 mil toneladas, alta de 9 por cento e de 29 por cento ante o terceiro trimestre de 2008 e o segundo trimestre, "justificado pelo aquecimento da demanda neste período nos mercados interno e externo".
O volume de vendas de cartões cresceu 1 por cento ante o mesmo período do ano passado e 18 por cento frente ao segundo trimestre, para 135 mil toneladas.
A companhia informou ainda que a expedição de papelão ondulado atingiu 117 mil toneladas no terceiro trimestre, com aumentos de 4 por cento e de 2 por cento ante o terceiro trimestre do ano passado e o segundo trimestre deste ano.
O volume de vendas de sacos industriais do Brasil e Argentina também mostrou expansão, de 5 por cento e 9 por cento nas mesmas comparações, para 34 mil toneladas.