A empresa de administração esportiva Lagardere Sports gostaria de se expandir na América Latina, especialmente no Brasil e no futebol, por meio de aquisições, disse seu executivo-chefe nesta quinta-feira (15).
Olivier Guiguet disse à Reuters que a companhia, subsidiária do conglomerado de mídia Lagardere, tem como meta atingir a liderança no setor esportivo até 2012, graças a uma estratégia focada na consolidação das posições existentes e na diversificação para novas atividades, como gestão de estádios e consultoria para detentores de direitos esportivos, além da expansão para novas regiões.
"No Brasil, estão construindo 15 estádios para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Também há projetos de estádios na Polônia e nos países do Golfo (Pérsico)," disse ele.
Guiguet garante que não há planos para grandes aquisições neste ano. Mas admite que, se tivesse 500 milhões de euros (746 milhões de dólares) para investimentos, o grupo "iria procurar principalmente uma aquisição na América Latina."
"É crucial alcançar um tamanho crítico numa dada geografia. Temos isso na Ásia, na Europa e na África", disse.
O esporte tem sido resistente à crise global, mas a redução dos gastos publicitários está afetando o valor dos direitos esportivos na Europa Ocidental.
"Pensávamos que o patrocínio fosse sofrer mais (com a crise), e são os direitos de mídia na Europa Ocidental que foram afetados. Quando os canais de TV, cujo modelo de negócios se baseia na publicidade, não vão bem, naturalmente isso cria uma distorção no mercado, e os direitos esportivos não estão numa bolha."
Mas, fora da Europa, os direitos esportivos continuaram crescendo, especialmente na África, no críquete, e no futebol na Ásia.
Com relação às aquisições, ele disse que se a principal concorrente IMG aparecer no mercado, "obviamente olharíamos para ela". A IMG, fundada em 1960 e adquirida em 2004 pelo executivo Ted Forstmann, não quis comentar a declaração.
Guiguet disse que os dois grupos mantiveram conversas há três anos, mas que na época a Lagardere Sports decidiu que seria melhor adquirir a empresa de marketing esportivo SportFive.
"Hoje, em nível global, nosso principal rival é a IMG. Temos mais ou menos o mesmo tamanho. Eles estão mais no tênis, no golfe e no treinamento de atletas, e nós estamos mais no futebol e no críquete. Estamos mais na Ásia/África, e eles estão mais nos Estados Unidos/Europa."
Fundada no final de 2006, a Lagardere Sports está envolvida em direitos e produção de TV, direitos de marketing, organização e eventos esportivos e merchandising.
A empresa também é dona da EC, especializada no gerenciamento de direitos esportivos, atletismo, vôlei e ginástica, e da Upsolut, agência alemã de marketing esportivo que organiza eventos em esportes como triatlo e ciclismo.
O grupo Lagardere aposta na expansão dos esportes e do setor digital para impulsionar seu crescimento nos próximos ano.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast