Aviões da Lan e da TAM: 3% de sobreposição| Foto: Carlos Vera/Reuters

As companhias aéreas TAM e LAN criaram ontem a Latam Airlines, marco de um processo de fusão que vai criar a nona maior empresa do mundo em faturamento. O próximo passo é integração das malhas, que aumentará a capilaridade da LAN no Brasil e as conexões da TAM nos Estados Unidos, Europa e América do Sul.

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A fusão começa cerca de dois anos depois do primeiro anúncio de associação das companhias, que até agora eram obrigadas por autoridades regulatórias a operar de maneira independente, retardando planos estratégicos em meio ao aumento da competição no Brasil, maior mercado de aviação da América Latina. "A fusão é de crescimento. Temos um overlap (sobreposição de rotas) de menos de 3%. É um quebra-cabeças perfeito", afirmou Enrique Cueto, presidente-executivo da Latam, acrescentando que a companhia não vai reduzir sua frota de 310 aviões, incluindo 14 de carga.

A expectativa do presidente do conselho de administração da Latam, Maurício Rolim Amaro (filho do fundador da TAM, Rolim Amaro) é que a integração das empresas, que manterão seus centros de operações em São Paulo e Santiago, além de suas marcas próprias, aconteça em até 4 anos. Segundo os executivos, a integração das empresas vai gerar economias de US$ 170 milhões a US$ 200 milhões em 12 meses, valor que deve ser ampliado para entre US$ 600 milhões e US$ 700 milhões ao final do quarto ano. "A maior parte das economias de custos é relacionada a processos de compra. Vamos ser uma das três maiores operadoras de Airbus no mundo", disse Amaro.

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Segundo a Associação Internacional de Tráfego Aéreo (Iata), o faturamento conjunto das companhias em 2011 foi de US$ 13,5 bilhões. Com isso elas superam a US Airways, nona maior do mundo, que em 2011 teve receita operacional de US$ 13,2 bilhões.

Frota

Segundo Amaro, as encomendas atuais de 137 aviões da LAN e de 103 da TAM estão mantidas. "Pelo menos no curto prazo, até que seja finalizada a revisão da malha", completou. A Latam surge com uma frota de vários fornecedores distintos, sendo os principais Airbus e Boeing.

Enrique Cueto afirmou que espera que o novo grupo se decida em seis meses sobre qual aliança global de companhias aéreas irá participar. A TAM ingressou há cerca de dois anos na Star Alliance enquanto a LAN faz parte da Oneworld.