O número de unidades hoteleiras lançadas no Brasil cresceu 43% no ano passado em relação a 2011, segundo estudo da Lopes. Foram lançados 30 empreendimentos em 2012, somando 6.667 unidades, 35 torres e R$ 2,1 bilhões em VGV (Valor Geral de Vendas).
Avaliando a participação do VGV de hotéis no total lançado no país, o segmento representa 3% do mercado. Salas comerciais são 16%. Os lançamentos residenciais somam o restante (81%).Segundo a Lopes, eventos esportivos como a Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 foram grandes incentivadores do mercado hoteleiro.
"Ainda há no país uma grande demanda por hotéis e flats, o que mantém uma perspectiva positiva em relação ao futuro do setor. Além das cidades escolhidas como sede dos grandes eventos esportivos, outras regiões também devem absorver essa oferta e manter a demanda em equilíbrio", afirma Mirella Parpinelle, diretora geral de Atendimento da Lopes.
Distribuídas por 17 cidades, as unidades hoteleiras estão concentradas, principalmente, na região Sudeste, com destaque para o Grande Rio de Janeiro que recebeu 1.663 unidades, seguido da região metropolitana de São Paulo (1.557) e Belo Horizonte (1.431).
ComerciaisOs lançamentos de conjuntos comerciais representaram 16% do total de unidades lançadas e 12% do número de empreendimentos.
Com preço mediano por metro quadrado em torno de R$ 8.500, a maioria dos conjuntos foi lançada nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio. Elas representaram 54% do total do país, ou 16 mil de 30 mil unidades. No total, foram lançados 163 empreendimentos com 195 torres somando um VGV de R$ 11 bilhões.
As regiões que mais receberam conjuntos comerciais em relação a 2011 foram: Recife, Santos, Campinas, Belo Horizonte e Fortaleza.