A Alemanha sediará a primeira Copa do Mundo da era da convergência digital e, com isso, a competição esportiva tem se mostrado um importante propulsor dos recentes avanços tecnológicos. A novela em torno da TV digital brasileira ganhou um novo ritmo por causa da Copa (mesmo que sem atingir grandes resultados), a venda de televisores incluindo aí os aparelhos de plasma e cristal líquido está batendo recordes no varejo. De olho nessa movimentação, a operadora de telefonia celular Vivo, resolveu oferecer um pacote de entretenimento ligado à seleção brasileira e à Copa da Alemanha.
A companhia que, diga-se de passagem, é uma das patrocinadoras oficiais do time da CBF anunciou em clima de euforia que seus clientes poderão conferir os melhores momentos dos jogos por meio de vídeos no celular. Os clientes da Vivo também terão acesso a conteúdos exclusivos da seleção e de jogadores, como Robinho, Roberto Carlos, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, entre outros.
Graças a um acordo firmado com o Portal Terra, uma das empresas que detêm os direitos da Infront WM GMBH no território brasileiro, a Vivo poderá oferecer conteúdos da Copa a seus clientes. "O torcedor poderá baixar para o seu celular um lance polêmico, por exemplo", conta o diretor da Vivo para o Paraná e Santa Catarina, André Caio. Os vídeos estarão disponíveis para download após o término das partidas. Para os clientes do Vivo Play, cujos celulares operam na rede de 3.ª geração EV-DO (que permite velocidade de transmissão e recepção de dados mais alta), os jogos poderão ser visualizados em streaming, com 20 minutos de atraso.
É a primeira vez que vídeos da Copa do Mundo serão transmitidos pelo celular. Da mesma forma que 1974 foi o ano da Copa na TV em cores e que 1998 foi a vez da Copa na internet, os aparelhos móveis parecem ser a grande novidade do torneio de 2006. Paralelamente aos jogos, os usuários ainda poderão acessar a conteúdos exclusivos da Seleção Brasileira de Futebol, como informações da seleção na preparação e durante o campeonato, os lances de todos os jogos, agenda, últimas notícias e fotos dos jogadores, resultado de um contrato de exclusividade entre a Vivo e a Confederação Brasileira de Futebol. A tarifação é de R$ 0,04 Kbps no pós-pago e R$ 0,05 Kbps no pré-pago.
Um jogo desenvolvido especialmente para a ocasião (cujo download com validade de 30 dias custa R$ 9,99) e mil e um badulaques como papéis de parede, ringtones e protetores de tela - com motivos futebolísticos poderão ser baixados ao preço de R$ 3,40 (um crédito) ou R$ 9 (3 créditos).