Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Escolha partidária

Landau critica Pochmann no comando do IBGE: “Dia de luto para a estatística brasileira”

Elena Landau
A economista Elena Landau ajudou na elaboração do programa da então candidata Simone Tebet à presidência da República. (Foto: Flickr/Simone Tebet.)

Ouça este conteúdo

A economista Elena Landau criticou a nomeação de Marcio Pochmann para a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A troca de comando na instituição foi confirmada nesta quarta-feira (26) pelo ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta.

Landau foi responsável pelo programa econômico da então candidata à presidência Simone Tebet. A economista disse, em entrevista ao Estadão, que hoje é "um dia de luto para a estatística brasileira".

"Uma pessoa que não entende de estatística, não tem preparo para a presidência do IBGE e não tem nada a ver com a linha da equipe econômica do Ministério do Planejamento. É uma posição partidária pura e absoluta", apontou. O Planejamento é comandando por Tebet.

Pochmann, que é ligado ao PT, foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre 2007 e 2012. Para Landau, este período foi "desastroso". "Ele demitiu técnicos da maior qualidade, interferia nas pesquisas, por uma razão puramente ideológica. Quem garante que ele não vai fazer isso no IBGE?", questionou a economista.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.