Era uma época em que a marca Galaxie, em vez de lembrar o nome de um celular, fazia suspirar apaixonados por carros e encantava os "brotos" que viam o sedã da Ford desfilar imponente pelas ruas de Curitiba. A capital paranaense rumava para atingir a marca de 600 mil habitantes, quase o dobro dos 361 mil registrados no início da década. Biarticulados e canaletas eram ainda ideias distantes, assim como as avenidas congestionadas.
VÍDEO: veja como funciona o mecanismo responsável por levar os carros até as vagas de estacionamento
Mesmo assim, houve quem cogitou erguer um prédio só para os poucos automóveis que vagavam aqui e ali. A ideia vingou e, em 10 de março de 1967, era inaugurada a Garagem Automática Requião, a primeira do Paraná a contar com um intrincado sistema de elevadores para carros. Mais curioso que o fato do empreendimento ter vingado foi o destino do espaço: quase 50 anos depois, a então moderna garagem permanece em funcionamento, intocada e um tanto escondida.
O prédio de 21 andares, exclusivo para veículos, está instalado na Alameda Dr. Muricy. De fora, tem o aspecto de um edifício residencial. Dentro, é de uso exclusivo dos automóveis, que se revezam nas 258 vagas disponíveis. Dois elevadores levam os veículos até os andares correspondentes. Prático, mas nem tanto os manobristas ainda precisam dirigir os carros para dentro das vagas e operar manualmente a plataforma.
Se hoje o prédio pode parecer antiquado, na época da construção foi tratado como atração turística. A empreitada foi levada a cabo pela família Requião que possuía uma rede de papelarias com sede na alameda e era dona do terreno e pela construtora Irmãos Thá. Muitos rumavam para o Centro da capital só para ver como funcionava aquela "caixa de carros". "Eu era criança na época e lembro que o prédio chamava a atenção de todo mundo. Tinha muita gente que ficava parada na frente só para ver os carros entrando e subindo no elevador", recorda o tabelião Oséas Ribas Ferreira Júnior, que herdou do pai quatro garagens, que usa até hoje.
O uso das vagas por diferentes gerações é comum e explica parte da vitalidade do estacionamento. Na prática, a garagem automática funciona como um prédio habitado por seres de carne e osso. Há condomínio para pagar, síndica para botar a casa em ordem, IPTU, escritura e tudo o mais de direito. Os proprietários podem alugar a vaga para mensalistas, usar por conta própria ou, como é praxe no mercado imobiliário, adquirir para esperar valorizar e depois revender.
Numa cidade atopetada de carros e sedenta por espaços para estacionar, o negócio tem se mostrado rentável hoje, as vagas na garagem Requião chegam a valer entre R$ 12 mil e R$ 15 mil. Só o advogado aposentado Bernardo Troib tem mais de 50 vagas no prédio, algumas adquiridas em leilões. Aluga a grande maioria, ao menos para arcar com o custo do condomínio, em torno de R$ 250. "Não deixa de ser um imóvel de baixo custo, com possibilidade de vender mais pra frente ou trocar várias garagens por um imóvel melhor. Se eu tiver disponibilidade de dinheiro e haver oportunidade de oferta, vou continuar comprando", diz Troib.
Pioneirismo
Apesar de moderno, sistema não vingou nas décadas seguintes
Embora prédios residenciais e comerciais dediquem cada vez mais espaço aos estacionamentos a construtura Laguna ergueu recentemente no Bairro Água Verde um edifício com seis andares só para veículos, sendo cinco no subsolo o sistema de garagem automática não vingou ao longo do tempo. Há apenas um outro empreendimento similar, na Avenida Marechal Deodoro, lançado em 1974 e ainda em funcionamento.
Hoje a legislação municipal não permite a construção de vários andares de estacionamento acima do solo restrição que é alvo de críticas de construtoras e entidades do setor e deve ser discutida na revisão do Plano Diretor. "Os edifícios-garagens foram cogitados nos anos 1960 mas não vingaram até porque não havia necessidade. Mas nos últimos cinco anos Curitiba mudou exponencialmente e, hoje, encontrar uma vaga para estacionar é muito difícil. Esperamos que com as novas discussões (do Plano Diretor) possamos transformar essa opção em algo factível", defende o engenheiro civil e e vice-presidente da Área Técnica do Sinduscon-PR, Euclésio Finatti.
O gerente da Garagem Automática Requião, Domingos Pazdziora, tem sua própria tese a respeito. "As construtoras não pensaram muito no futuro. Parece que ninguém imaginou que ia aumentar tanto a quantidade de carros na cidade", diz. Domingos é testemunha dessa evolução ou retrocesso, na opinião dos críticos dos automóveis. Ele trabalha como gerente da garagem há 44 anos. Se aposentou há 17, mas continua no batente. No alto de seus 73 anos, não encontra dificuldade para tocar o negócio. Até porque pouco mudou nas últimas décadas, incluindo os cartões de papel amarelados que substituem qualquer software que poderia ser usado para controlar as vagas.