A Latam Brasil e a Gol anunciaram nesta quarta-feira (3) acordos com as gestoras de investimentos Elliot (Elliott Associates LP, Elliott International LP e Manchester Securities Corporation), as maiores credoras das dívidas das companhias aéreas Oceanair e Avianca Brasil (AVB Holding SA) para participar de uma proposta de reestruturação dessas empresas. A Azul já costurou acordo não-vinculante no último dia 11 de março.
A Avianca Brasil encontra-se em recuperação judicial desde dezembro de 2018.
Segundo o comunicado da Gol, a Elliot apresentará um plano de recuperação aos credores da Avianca que incluirá a criação de sete Unidades Produtivas Isoladas (UPIs), a serem leiloadas a interessados nos ativos da companhia. Destas, segundo a Gol, seis devem conter direitos de uso de horários de pouso e decolagem de voos da Avianca nos aeroportos de Congonhas, Santos Dumont e Guarulhos. A outra unidade deterá ativos do programa de milhagem da companhia Amigo, que também será leiloado.
Além da compra de uma das UPIs, no valor mínimo de US$ 70 milhões (R$ 270,6 milhões), a Gol de comprometeu a financiar duas cotas de valores pós-concursais de US$ 5 milhões e US$ 3 milhões como forma de ajudar na conclusão do processo de auditoria do processo pela Elliot. O pagamento desses valores será descontado, mais tarde, do valor a ser pago pela UPI.
Além disso, a Gol emprestará US$ 35 milhões para o processo de reestruturação. Tal valor será restituído caso a Gol compre de fato a UPI ou mesmo outra empresa faça o negócio.
A Latam também se comprometeu a adquirir uma UPI, no valor mínimo de US$ 70 milhões (R$ 270,6 milhões) e a dar pelo menos US$ 13 milhões (R$ 50,2 milhões) em empréstimos para financiar a reestruturação. O dinheiro será usado para capital giro e também para apoiar a continuidade das operações das duas companhias.
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Diferentemente da Azul, a Latam e a Gol não sinalizaram interesse em ativos específicos.
Com os anúncios desta quarta-feira (3), Gol e Latam entram na disputa pelos ativos da Avianca Brasil. Até então, só a Azul tinha anunciado uma proposta não-vinculante no valor de US$ 105 milhões (R$ 406 milhões) para a aquisição de certos ativos da companhia.
A proposta pela Azul incluiria ativos como o certificado de operador aéreo da Avianca Brasil, 70 pares de slots e cerca de 30 aeronaves Airbus A320.