São Paulo - A realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil levou a Associação Nacional das Lavanderias do Brasil (Anel) a elevar de 5% para até 8% ao ano a projeção de crescimento nos próximos cinco anos. O setor, que reúne empresas que atendem o consumidor final e companhias que prestam serviços para hotéis, hospitais e grandes indústrias, já é beneficiado pelo ritmo de crescimento da economia. Mas esses eventos esportivos deverão ampliar os investimentos em hotéis e, com isso, a necessidade de serviços de lavanderia.
Na sexta-feira e no sábado, empresários se reuniram em São Paulo para debater os desafios do setor no I Congresso Brasileiro de Lavanderias. Paola Tucunduva, presidente da Anel, diz que a falta de mão de obra qualificada é um dos principais desafios do setor para conseguir acompanhar o ritmo de crescimento que esses eventos proporcionarão à economia brasileira.
"Falta mão de obra em todos os estados. Em Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Goiás, especialmente", diz Paola, que tem atuado em São Paulo com a Associação Paulista de Apoio à Família para capacitar mulheres para o mercado de trabalho. "Das 40 mulheres que participaram do curso, 15 decidiram entrar no segmento de lavanderias. Meu sonho é multiplicar essa experiência no país", afirma.
No Brasil existem 9 mil lavanderias, das quais 7,5 mil são domésticas, ou seja, atendem o consumidor final. Outras 1,5 mil atendem indústrias, hotéis e hospitais. Segundo Paola, o setor emprega cerca de 300 mil funcionários. "A classe média está usando mais lavanderia, primeiro porque a renda cresceu e, também, porque está difícil contratar empregada doméstica. Na área industrial, além dos hotéis, há também a lavagem do jeans; e exigências legais de limpar uniformes que contêm resíduos industriais que não podem ser entrar na rede de esgoto sem tratamento", explica.
O setor também está empenhado em elevar negócios de locação. Nesse modelo, a lavanderia é responsável pela compra, por exemplo, de uniformes para uma indústria ou lençóis para um hotel e se responsabiliza por lavar essas peças. "A grande vantagem para o cliente é que ele canaliza seu investimento para o que vai gerar receita, que é a estrutura do hotel, e não na compra do enxoval. Para a lavanderia, esse é o principal negócio. E ela vai trabalhar para que a roupa dure mais tempo e evitar desperdício", explica a executiva. Apenas 50% dos negócios industriais de lavanderia trabalham com locação, de acordo com Paola. Nos Estados Unidos e na Europa, 90% das lavanderias industriais prestam esse serviço.
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