Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aviação Comercial

Leilão da Avianca Brasil fica para 10 de julho

Avião da Avianca Brasil no aeroporto de Petrolina
Avião da Avianca Brasil no aeroporto de Petrolina (PE) (Foto: Rodrigo Siebra/Infraero)

O leilão dos ativos da Avianca Brasil, que era a quarta maior empresa aérea em participação de mercado e teve as operações suspensas em maio pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foi programado para 10 de julho. O edital foi aprovado pela 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo.

Inicialmente, o leilão estava programado para acontecer em 7 de maio, mas o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) o suspendeu, atendendo parcialmente ao pedido da credora Swissport, que buscava anular o plano de recuperação aprovado pela maioria dos credores. A decisão foi revertida nesta segunda.

Serão leiloadas sete unidades produtivas isoladas (UPIs) da companhia aérea, com slots (autorizações de pouso e decolagem) nos principais aeroportos brasileiros, além do programa Amigo, de fidelidade, com quase 3 milhões de clientes cadastrados.

Segundo o Valor, duas unidades deverão ser vendidas ao preço mínimo de US$ 70 milhões, sendo que a Gol e a Latam Airlines se comprometeram a fazer um lance nesse valor para cada unidade. Duas UPIs, entre elas a do programa de fidelidade, não terão preço mínimo e as restantes serão leiloadas em conjunto, com o preço mínimo de US$ 70 milhões. As UPIs que não arrematadas ficam com a Avianca Brasil, até nova decisão da Justiça.

Um dos principais ativos que interessam às empresas são os slots no aeroporto de Congonhas. Além da Latam Airlines e da Gol, outras duas empresas manifestaram interesse nas autorizações de pouso e decolagem: a Passaredo e a Two Flex. A Azul, que chegou a apresentar proposta pelos ativos da Avianca, vê riscos à concorrência no modelo previsto.

Veja abaixo como foi estruturada cada UPI da Avianca Brasil

  • UPI A: 20 voos de Guarulhos, 12 voos do Santos Dumont e 18 voos de Congonhas
  • UPI B: 26 voos de Guarulhos, 8 voos do Santos Dumont e 13 voos de Congonhas
  • UPI C: 6 voos de Guarulhos, 6 voos do Santos Dumont e 8 voos de Congonhas
  • UPI D: 6 voos de Guarulhos, 4 voos do Santos Dumont e 4 voos de Congonhas
  • UPI E: 6 voos de Guarulhos, 4 voos do Santos Dumont e 9 voos de Congonhas
  • UPI F: 23 voos de Congonhas
  • UPI Programa Amigo: Membros, banco de dados e contatos do programa

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros