Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Remate anual

Leilão de cavalos crioulos bate recorde

A Região Sul concentra 95% do rebanho nacional de cavalos crioulos | Hugo Harada/Gazeta do Povo
A Região Sul concentra 95% do rebanho nacional de cavalos crioulos (Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo)

A Cabanha São Rafael, no município de Balsa Nova, alcançou no fim de semana o maior valor já registrado em um remate da raça crioula no mundo, durante o 17.º Remate Anual e a 12.ª Credenciadora de Inéditos 2012 de cavalos crioulos. O leilão dos 62 lotes de animais alcançou

R$ 3,767 milhões – na edição anterior, os negócios movimentaram R$ 2,5 milhões.

Os 62 lotes tinham 52 animais – 31 fêmeas e 21 machos – e dez cotas de dois animais. Todos os cavalos crioulos eram da Cabanha São Rafael, que levam o afixo Purunã (região onde está localizada a fazenda).

Durante as provas classificatórias da 12.ª Credenciadora de Inéditos foram selecionados oito animais da raça crioulo (quatro fêmeas e quatro machos) para o Bocal de Ouro 2012, classificatória que reúne somente exemplares inéditos – que nunca participaram da competição – entre 17 e 22 de abril, em Esteio (RS). Posteriormente, os vencedores desta etapa estarão classificados para o Freio de Ouro, maior premiação de genética da raça no Brasil, que ocorre entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, na Expointer, também em Esteio.

Entre as fêmeas, a primeira colocada foi Oraca do Itapororó, de Aldo Vendramin, da Estância Vendramin, em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais. Entre os machos, o animal que recebeu a maior pontuação foi Brazão do Roraima, da criadora Rivadavia Fiorillo, da fazenda Roraima, de Castro, também localizada nos Campos Gerais. Os cavalos passaram por um julgamento morfológico e, na pista, cumpriram as provas funcionais, como a mangueira, a esbarrada e a paleteada.

Os eventos marcaram os 25 anos de existência da Cabanha, uma das cinco maiores do mundo na criação de cavalo crioulo. Centenas de produtores de diversas regiões do Brasil e da Argen­tina e do Uruguai passaram pela fazenda durante os quatro dias do evento.

Atualmente, a Região Sul do país concentra 95% do rebanho brasileiro da raça. O Paraná é o estado com o segundo maior plan­tel de cavalos crioulos, depois do Rio Grande do Sul. Porém, nos últimos anos, o animal tem despertado o interesse de empresários das regiões Sudeste e Centro-Oeste, principalmente produtores de soja que se instalaram no Cerrado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.