A Levi´s também está de olho no avanço da classe C. A multinacional lançou no ano passado, na China, a submarca Denizen e pretende levá-la para outros mercados emergentes, incluindo o Brasil. Segundo o diretor Caique Capistrano, integrante da equipe que elaborou a criação da Denizen, o objetivo é ter 500 lojas em todo o mundo até o fim de 2011, e abrir mais 350 pontos em 2012.

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Segundo Capistrano, os preços das calças jeans da Denizen, no Brasil, devem variar entre R$ 59 a R$ 99, enquanto que os da Levi´s custam acima de R$ 150. Ele destacou, entretanto, que ainda não há uma data definida para a inauguração da marca no Brasil.

"Depois dos três anos de pesquisa, a Denizen foi lançada na China em agosto de 2010. Logo depois, foram inauguradas lojas na Coreia do Sul, na Índia e em Singapura", enumerou Capistrano. Neste ano, foram abertas lojas no Paquistão, nos Estados Unidos e no México.

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O diretor participou nesta quarta-feira (25) da 18ª edição do Senac Rio Fashion Business, onde apresentou a palestra "Internacionalização das marcas em um mundo global".

De acordo com o diretor, o foco da nova marca são os países emergentes. "Esses consumidores dos mercados emergentes têm um potencial enorme. Eles estão entrando no mercado, ávidos por marcas", destacou.

A Levi´s iniciou uma pesquisa de mercado em cinco países: Brasil, México, China, Índia e Estados Unidos. "Queríamos saber o que querem esses consumidores", explicou. "Os Estados Unidos não são um mercado emergente, mas tem a maior economia do mundo, com um grande mercado consumidor nesse segmento", acrescentou.

Consumidor e consistência da marca

"O grande aprendizado é conhecer quem é o nosso consumidor. Não é simples, porque todo o processo é testado com o consumidor", explicou Capistrano. "Além disso o consumidor é muito mutante. Então, tem que estar evoluindo com ele. O resultado da venda tem que ser acompanhado, para se ter um feedback", complementou.

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Capistrano enfatiza dois pontos para um produto ter sucesso em outros países: manter a mesma qualidade e estilo da marca e pesquisar bastante os desejos e perfis dos consumidores. "Para se ter sucesso na expansão, a marca não pode mudar de mercado para mercado", ressalta Capistrano.

"Muitas empresas se perdem no caos de tentar inventar uma marca em cada mercado", afirmou Capistrano. "Globalizar não significa inconsistência de marca. Em cada um dos mercados, a marca tem que ter um posicionamento consistente", acrescentou.

Capistrano explicou que a Levi´s, conhecida mundialmente pelas calças jeans, foi criada em 1873 para os mineiros da corrida do Ouro, na Califórnia, nos Estados Unidos. De 1950 a 80, a marca começou a expansão pelo planeta. "Hoje, está presente em mais de 110 países", ressaltou ele. "E a loja no Rio de Janeiro é a mesma loja de São Paulo, ou de Nova York, ou da China ou de Paris", complementou, para demonstrar a importância de se manter a unidade da marca.