Curitiba A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) liberou a navegação noturna no canal de acesso ao Terminal Portuário da Ponta do Félix, em Antonina. O acesso de navios ao terminal durante a noite havia sido proibido pela capitania no dia 26 de agosto devido a problemas de falta de manutenção nas bóias de sinalização, que indicam o trajeto que as embarcações devem percorrer até o cais.
Segundo Vagner Costa, diretor comercial do terminal, ainda não é possível avaliar de quanto será o aumento de embarque de produtos com a liberação da navegação noturna. A regularização das bóias de sinalização deve reduzir pela metade o tempo de permanência das embarcações no cais.
Durante o tempo de proibição, embarcações que chegavam à Ponta do Félix no fim da tarde tinham de atracar somente ao amanhecer. O mesmo impedimento de navegação ocorria no embarque. Um navio que completava a carga no fim da tarde só podia iniciar o procedimento de desatracação pela manhã. A proibição acabava dobrando o tempo de permanência das embarcações no cais e aumentando o valor das diárias pagas pelos navios pelo tempo em que ficavam nos berços de atracação. Conforme Vagner Costa, cada navio paga diária entre US$ 8 mil a US$ 15 mil, dependendo do tamanho da embarcação.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast