Começa nesta quarta-feira (8) a correr o prazo para as empresas interessadas retirarem o edital de R$ 7 milhões para a obra que vai ampliar o Aeroporto de Cascavel, no Oeste do Paraná. Com investimentos da União e do Paraná, as obras devem duplicar a capacidade do terminal. Atualmente, o local tem possibilidade de receber, por ano, 200 mil pessoas. Após a reforma, esse número deve saltar a 400 mil.
Após a obra, pode ocorrer a revisão de categoria do aeroporto de Cascavel, que, em maio, foi rebaixado de 5 para o nível 3, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O fato ocorreu porque o número de bombeiros prontos para atender em caso de acidente estava defasado. A condição de nível 5 foi revista em setembro, quando um treinamento possibilitou a retomada da média de seis voos diários.
O governo do estado divulgou na Agência Estadual de Notícias que a expectativa, após a reforma, é aumentar o nível do aeroporto. Aspectos como a área de 2,5 mil metros quadrados, com sala de embarque com capacidade para 150 passageiros sentados, podem influenciar nessa decisão. Além disso, sistema de esteira de bagagens, lojas, área de check-in e praça de alimentação têm chance de auxiliar na obtenção do certificado, emitido pela Anac.
Prazos
A licitação do aeroporto será realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Logística. O prazo, para a retirada do edital, que começa a correr nesta quarta (9), será feito por meio do site www.gms.pr.gov.br. A próxima fase será a abertura dos envelopes, no dia 11 de novembro, às 9h30. A princípio, o prazo para a execução das obras é de 450 dias corridos (15 meses).