Referência
Multinacional quer exportar técnica brasileira no setor educacional
A CrossKnowledge também pretende usar no resto do mundo a experiência brasileira bem sucedida da Digital SK no e-learning no ramo da educação. A empresa paranaense era líder nacional no ramo e atendia aos principais grupos pedagógicos do país. "Atualmente 20% das graduações já são feitas a distância no país. Esta experiência pode ser reaproveitada fora, principalmente nos países em desenvolvimento, que contam com uma carência educacional muito grande ainda", afirma o CEO da CrossKnowledge, Mickäel Ohana. Antes da aquisição, a maior parte dos projetos da multinacional eram direcionados ao treinamento corporativo.
De acordo com o diretor da empresa no Brasil, Romain Mallard, a experiência local não teria condições de se espalhar tão rapidamente pelo mundo se não fosse encampada pela multinacional francesa. "A base deles é muito grande e agora vamos unir os esforços para chegar a outros países". Até o fim de 2014, a empresa pretende atuar em todo o mercado latino americano.
A francesa CrossKnowledge, líder europeia no segmento de ensino a distância, quer dobrar sua base de usuários no Brasil até 2015. Para atingir essa meta, a empresa adquiriu a paranaense Digital SK, que liderava o mercado nacional, no fim de agosto. O objetivo com a aquisição é saltar dos atuais 500 mil alunos das plataformas digitais para 1 milhão de usuários.
A estratégia é trazer para o Brasil a experiência de e-learning corporativo, técnica usada para treinamentos a distância nas equipes das grandes companhias. Atualmente, a empresa francesa tem mais de 400 grandes empresas na sua base de clientes em todo o mundo, com cerca de 5 milhões de usuários atendidos. "Atendíamos algumas empresas aqui para treinar suas equipes, mas nosso foco era basicamente o segmento de educação. Já a CrossKnowledge é referência na área corporativa, com uma estrutura que não existe no país", afirma Romain Mallard, fundador da antiga Digital SK e atual diretor da unidade brasileira da multinacional.
As duas empresas já atuavam em parceria desde 2011, quando passaram a compartilhar alguns conteúdos. Os valores da operação não foram divulgados, mas o negócio consolida a empresa como líder nacional, com mais de 40% dos usuários na sua base, e impulsiona uma expansão mundial. "As nossas concorrentes miraram o mercado emergente da China, principalmente, mas nós preferimos explorar o negócio no Brasil", afirma o CEO da CrossKnowledge, Mickäel Ohana. O principal atrativo foi a taxa média de crescimento do mercado nacional de e-learning: 25% ao ano. "Mal entramos no país e ele já representa 10% da nossa base de clientes. Não é um mercado que possa ser ignorado", completa Ohana.
A própria Digital SK registrou um crescimento de 75% no faturamento em 2012. "As grandes empresas estão implantando no Brasil a cultura de uma formação contínua. Ao mesmo tempo, elas não têm condições de ofertar o mesmo treinamento presencialmente para todos. Nestes casos, o ensino a distância é uma oportunidade magnífica", explica Mallard.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast