Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
São José dos Pinhais

Líder em painéis inaugura fábrica

Seguindo a tendência mundial de transferir a produção para países emergentes, a alemã Schattdecor, líder mundial de painéis decorativos, inaugurou ontem a sua fábrica em São José dos Pinhais. A planta é a oitava unidade de produção da multinacional, com sede na Alemanha e filiais na Itália, Polônia, Rússia e China.

"Estamos em um lugar estratégico na América Latina, perto de grandes clientes e com facilidade para exportação", disse, em português, o diretor Michael Then, um dos três alemães que vai trabalhar fábrica. "A qualidade de vida também foi levada em conta", completou o diretor brasileiro Roberto Waack.

Com investimento superior a R$ 60 milhões, a fábrica tem 12,5 mil m2 de área construída em um terreno rodeado por mata nativa de araucárias. A casa de madeira, sede da chácara comprada em 2001, foi preservada e serve como palco para os churrascos e comemorações da empresa. "Trabalhamos bastante e comemoramos bastante também", disse o discreto e bem humorado Then, que segue a risca a política da empresa de não deixar que seus diretores sejam fotografados.

Apesar de a direção ressaltar que a filial da Schattdecor no país é uma empresa "brasileira", que serve arroz com feijão no seu refeitório, os traços europeus são visíveis. A automatização é tanta que apesar de a indústria ter capacidade para produzir 4 milhões de toneladas de painéis decorativos por ano, vai gerar, no máximo, 50 empregos diretos. A produção é silenciosa e não cheira a solvente. "Nossa matéria prima é ecologicamente correta, com material reciclável e tinta à base de água", ressalta Then.

Os painéis decorativos são usados em móveis e pisos laminados de empresas como a Masisa, Eucatex e Decorflex, e nos móveis assinados pela Dellano. No ano passado, a unidade provisória de Embu, já desativada, produziu 500 milhões de toneladas de painéis. As outras 500 milhões de toneladas que abasteceram o mercado interno foram importadas da Alemanha. "Agora teremos excedente para a Argentina, Chile e México, onde temos clientes importantes", conclui Then. A previsão é dobrar a produção neste ano. A Schattdecor deve gerar cerca de R$ 3,5 milhões/ano de ICMS.

Para a festa de inauguração da fábrica, a multinacional trouxe 30 convidados europeus.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros