Serviço pioneiro no mundo na transmissão de músicas via streaming, o Spotify foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (28) no Brasil. A empresa sueca chega ao país para tentar ganhar espaço e conquistar a preferência dos usuários brasileiros, que já têm outras opções similares disponíveis, como o Rdio e o Deezer, que chegaram por aqui no fim de 2011 e no ano passado, respectivamente.
Até então, o acesso ao Spotify no Brasil era restrito apenas para usuários cadastrados que receberam um convite do serviço, a partir de abril. Agora, qualquer ouvinte pode acessar, seja por computador, celular ou tablet, todo o católogo do Spotify. No plano gratuito, o acesso é ilimitado, apesar de haver inserção de anúncios publicitários.
Já o plano Premium permite ao usuário ouvir as músicas sem interrupção de anúncios, além da possibilidade de baixar as canções e playlists para ouvir offline -- o plano sai por US$ 5,99 por mês.
O catálogo conta com cerca de 1,5 bilhão de playlists e 30 milhões de músicas cerca de 20 mil novas faixas são adicionadas todos os dias.
Histórico
O Spotify foi criado na Suécia em 2008 por Daniel Ek e Martin Lorentzon. O modelo de negócios do serviço remunera os artistas de acordo com a quantidade de reproduções das músicas -- desde sua fundação, a empresa gerou mais de U$ 1 bilhão em royalties referentes a direitos autorais para artistas, compositores, gravadoras e editoras musicais.
Presente hoje em 57 países, o Spotify conta com mais de 40 milhões de usuários ativos e cerca de 10 milhões de usuários pagantes.
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