Mesmo com a quebra na safra de grãos, a América Latina Logística (ALL) conseguiu aumentar o volume de commodities agrícolas transportado por seus vagões até o Porto de Paranaguá. A companhia movimentou 10 milhões de toneladas nos terminais do porto paranaense nos nove primeiros meses deste ano, contra 9 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado. O ganho de produtividade fez com que a ferrovia se consolidasse como o principal meio de transporte de grãos, açúcar e outros produtos do agronegócio, com participação de 67% no volume que atravessou pela Serra do Mar até o fim de setembro. Em 2004, esse porcentual ficou em 51%. Um salto e tanto em um país dependente das rodovias.
Não é uma previsão
A ALL não pode falar em previsões para 2006 porque tem ações vendidas em bolsa, mas há sinais de que a liderança no transporte de commodities para o porto vai se manter. Neste ano, a companhia deslocou vagões e locomotivas do Rio Grande do Sul para movimentar cargas no Paraná, o que permitiu o aumento de volume. Como ela está colocando em prática um plano para adicionar mil vagões por ano a sua frota, tem chances de não precisar reduzir a estrutura que opera no Paraná. Segundo a empresa, ela tem capacidade para descer mais de 1 milhão de toneladas por mês em produtos agrícolas para Paranaguá. Mas para a participação da ALL crescer ainda mais, seriam necessárias algumas adaptações nos terminais.
Natal vip
Duzentos privilegiados vão assistir de camarote à mais famosa cantoria de Natal do país: as apresentações do coral do Palácio Avenida, na sede do banco HSBC, em Curitiba. O Banco CNH Capital, instituição financeira da Case New Holland (CNH braço do Grupo Fiat para as áreas de máquinas agrícolas e de construção), alugou por quatro noites quatro apartamentos do Hotel Plaza, localizado em frente ao belo e iluminado prédio do banco inglês, no Calçadão da Rua XV de Novembro. Nesta 15.ª edição do espetáculo, a grande atração é o ator global Antônio Fagundes, que acompanha as 160 crianças carentes do coral.
Em busca de luz
Com as luzes de Natal, o Banco CNH Capital busca exatamente visibilidade. Até agora, a instituição se concentrou no repasse de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a compra de tratores, colheitadeiras e equipamentos pesados para a construção de obras das marcas New Holland, Case IH e Case. E fez isso muito bem. Em seis anos, transformou-se no segundo maior banco de montadora brasileiro. Mas a instituição está diversificando seu portfólio de produtos e serviços para crescer em outros segmentos. Para isso, construiu uma sede de 1,8 mil metros quadrados junto à fábrica da CNH na Cidade Industrial de Curitiba.
Cerveja hipergelada
Apesar da rotina de céu nublado e chuvisco, em pleno mês de dezembro, Curitiba faz parte dos planos de verão da Skol. A empresa está lançando no Paraná e em outros sete estados brasileiros a Skol Geladona, uma lata de 473 ml que conserva a bebida gelada por muito mais tempo, graças a uma tecnologia de isolante térmico, inédita no país, que impede a passagem do calor externo para o líquido. A tecnologia foi desenvolvida e patenteada pela DuPont. O preço sugerido é de R$ 1,95.
Café especial
A Cacique de Café Solúvel, de Londrina, acaba de adicionar dois prêmios à prateleira. O Café Pelé Edição Especial, produzido pela empresa, recebeu nota máxima no Programa de Qualidade do Café, durante o 13.º Encafé Encontro Nacional da Indústria do Café, que ocorreu no Recife. O segundo prêmio conquistado pela empresa foi o de torrefadora com as melhores instalações industriais do país, conferida pela Associação Brasileira da Indústria do Café. A marca Pelé é responsável por metade das exportações de café solúvel da Cacique.
Vovoboy
Os serviços de leva-e-traz são comuns nas concessionárias de veículos. Mas o Grupo Barigüi resolveu inovar nas suas lojas Ford, Fiat, Renault e Toyota: os motoristas que atendem os clientes são todos trabalhadores já aposentados. A idéia dos "vovoboys" agradou aos clientes. "A idéia é muito interessante, pois a empresa dá oportunidade a pessoas que dificilmente conseguem uma colocação no mercado de trabalho por causa da idade", afirma o tradutor Álvaro Antunes, que conheceu o serviço enquanto comprava um carro numa das lojas.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião