Os dirigentes da União Europeia (UE) iniciaram nesta quarta-feira (23) em Bruxelas os debates para explorar maneiras de reativar o crescimento econômico, em uma reunião dominada pelos temores sobre uma possível saída da Grécia da zona do euro, disse o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.
O nervosismo com relação à Grécia aumentou após o ex-primeiro-ministro grego, Lucas Papademos, ter mencionado a possibilidade de que seu país abandone a moeda única.
"Apesar de esse cenário ser pouco provável e não ser desejável nem para a Grécia nem para outros países, não podemos negar que estão sendo feitos preparativos para conter as consequências potenciais de uma eventual saída da Grécia do euro", disse Papademos em uma entrevista ao Wall Street Journal.
Pouco antes do início da reunião, as principais bolsas europeias apresentaram fortes quedas nesta quarta-feira, em meio aos temores sobre uma possível saída da Grécia da zona do euro, antes de uma reunião informal europeia em Bruxelas.
A Bolsa de Londres perdeu 2,53%, Frankfurt -2,33%, Paris -2,33% e Milão -3,68%. Madri recuou 3,31% e registrou seu patamar mínimo desde o final de maio de 2003.
O euro, por sua vez, caiu abaixo dos 1,26 dólar nesta quarta-feira pela primeira vez desde agosto de 2010 em um mercado nervoso antes da reunião informal dos dirigentes europeus em Bruxelas.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast