A Oi promete cobrar tarifa local em chamadas de telefone fixo de cidades da fronteira com municípios vizinhos de outros países. No Paraná, a medida vai beneficiar as chamadas das cidades de Guaíra com Salto de Guayra (Paraguia), Barracão com Bernardo de Irigoyen (Argentina) e Foz do Iguaçu com Puerto Iguazu (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai).
A medida ainda não tem prazo definido para ser colocada em prática no Paraná. A operadora diz apenas que a mudança será feita de forma escalonada até o fim do ano que vem. A redução na tarifa será entre 91% e 97%.
No Brasil, 24 cidades terão redução no preço das chamadas com outros 26 municípios de outros países. O desconto só vale para as cidades geograficamente coladas -- não há desconto previsto entre Foz do Iguaçu e uma cidade da Colômbia, por exemplo. Segundo a operadora, cerca de um milhão de brasileiros moradores da fronteira serão impactados.
Outras operadoras
A NET informou que chamadas de longa distância internacionais têm o mesmo preço de longa distância nacionais, que valem para todos os planos disponíveis, sem franquia e com as franquias "Fale do seu jeito", "Fale light" e "Fale simples". A operadora também diz que tem um plano que prevê ligações ilimitadas para 35 países.
Procurada, a TIM informou que no Paraná só possui serviços de telefonia móvel.
A reportagem também entrou em contato com a assessoria da Embratel e não recebeu retorno.
Veja as cidades que terão as mudanças nas tarifas:Amapá: Oiapoque
Roraima: BonfimAmazonas: Tabatinga e Benjamin Constant
Acre: Brasiléia e Assis Brasil Rondônia: Guajará-Mirim
Mato Grosso do Sul: Corumbá, Bela Vista, Porto Murtinho e Ponta Porã
Paraná: Guaíra, Foz do Iguaçu e Barracão Santa Catarina: Dionísio Cerqueira Rio Grande do Sul: Uruguaiana, Itaqui, São Borja, Sant´Ana do Livramento, Aceguá, Quaraí, Barra do Quaraí, Jaguarão e Chuí
Em outros países:Guiana: Letham
Guiana Francesa: Saint George de L´Oyapock
Colômbia: Letícia
Peru: Santa Rosa e Iñaperi
Bolívia: Cobija, Guayara e Porto Suarez
Paraguai: Bella Vista, Puerto Carmelo Peralta, Pedro Juan Caballero, Salto de Guayra (fronteira com Guaíra) e Ciudad del Este (fronteira com Foz do Iguaçu)
Argentina: Puerto Iguazu (fronteira com Foz), Bernardo de Irigoyen (fronteira com Barracão), Paso de los Libres, Alvear, La Cruz e San Tomé
Uruguai: Artigas, Rivera, Acegua, Bella Unión, Barra del Chuy, Lago Merin e Rio Branco
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast